Se a pandemia da Covid-19 gerou grande impacto negativo na aviação mundial, sepultando muitas empresas aéreas e reduzindo o tamanho da maior parte das sobreviventes, por outro lado, a crise é enxergada como um momento de oportunidade para novos empreendimentos.
Enquanto vemos algumas empresas no Brasil, como Nella, ITA e Asas, dando seus passos rumo à certificação, bem a Breeze do brasileiro David Neeleman prestes a decolar nos Estados Unidos, outro grupo mostra que está planejando se lançar ao mercado aéreo para aproveitar as condições especiais geradas pela crise, como centenas de aviões disponíveis a preços baixos e a vindoura retomada pós-pandemia.
Segundo dados do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), o grupo denominado “Houston Air Holdings, Inc.” solicitou o pedido de registro da marca de sua nova empresa aérea, batizada Avelo Airlines.
No pedido, a marca foi associada ao uso em algumas categorias, entre elas estando:
– “software para transporte de passageiros em companhias aéreas e programas de prêmios de fidelidade para passageiros de companhias aéreas”;
– “software para rastrear e resgatar prêmios de programas de fidelidade para passageiros de companhias aéreas”;
– “software para emissão de bilhetes de passageiros de companhias aéreas, atribuição de lugares em voos aéreos e verificação de reservas, horários de voos e estado de voos.”
Visualmente falando, a marca associada ao nome Avelo Airlines é a imagem apresentada a seguir, que é descrita como: “A marca consiste em três formas de osso esterno horizontais, cada uma com elementos simétricos superior e inferior e extremidades planas, com o osso esterno superior se sobrepondo ao osso esterno central e inferior e com a osso esterno central se sobrepondo ao osso esterno inferior.”
Por se tratar apenas de um pedido de registro de marca, não há maiores detalhes no USPTO sobre quais seriam os planos de frota e operações da companhia aérea, porém, segundo reporte da Bloomberg em fevereiro do ano passado, o grupo Houston Air Holdings tem participação de Andrew Levy, que já foi diretor de importantes empresas como Allegiant e United, e naquele momento havia levantado US$ 125 milhões em fundos para a criação de uma nova empresa.
Também segundo a Bloomberg, planos já comentados por Andrew no ano passado indicavam o uso de aviões Boeing 737-800 com 189 assentos para serviços charter no verão. O foco seria em rotas aéreas de mercados secundários, com ligações ponto-a-ponto de curta distância entre aeroportos menores.
Para agilizar o início das operações, a Houston Air Holdings até mesmo já havia adquirido outra empresa aérea, a XTRA Airways Inc., ainda no início dos planos, em 2018. Assim, com uma empresa já certificada, a Avelo deve pular várias etapas burocráticas e pode decolar em um prazo muito menor do que se efetuasse todo o processo a partir do zero.
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