O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta segunda-feira (31) que os estudos de engenharia para construção de uma ferrovia ligando o Rio ao Espírito Santo já estão em andamento. “Não há dinheiro, mas há criatividade para resolver os problemas”, disse Tarcísio em evento de lançamento da pedra fundamental da termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Tarcísio disse que a GNA representa R$ 5 bilhões de investimentos e vai gerar 10 mil empregos. Segundo o ministro, o investimento em ferrovias era uma exclusividade do Estado, mas afirmou que “mudamos a lei com o apoio do Congresso”.
A criatividade mencionada pelo ministro para fazer os investimentos consiste em utilizar os recursos obtidos com outorgas ferroviárias para viabilizar investimentos no setor. “Assim está surgindo o projeto de engenharia da ferrovia entre o Rio e o Espírito Santo”, afirmou. Segundo ele, os primeiros quilômetros ligando o porto à ferrovia vão fazer “a diferença”. Um dos objetivos é ligar Anchieta (ES), um dos pólos industriais capixabas, ao porto do Açu, afirmou.
Aeroporto Santos Dumont\
O ministro afirmou que o grupo de trabalho constituído para analisar a privatização do aeroporto Santos Dumont, no Rio, decidiu que a unidade será leiloada separadamente, sem outros aeroportos incluídos no mesmo lote.
O Campo de Marte, em São Paulo, e o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, serão leiloados juntos, segundo Freitas. Castro participou de entrevista ao vivo do presidente Jair Bolsonaro, veiculada nas redes sociais.
O leilão do Santos Dumont é alvo de um intenso debate no Rio de Janeiro, uma vez que autoridades locais afirmam que a modelagem e o edital do certame criam uma competição com o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, operado pela concessionária RioGaleão.
O Galeão sofreu mais que o Santos Dumont durante a pandemia e perdeu grande número de passageiros, enquanto o terminal do centro do Rio se mostrou mais resiliente. Para as autoridades fluminenses, a modelagem do leilão do Santos Dumont causará, caso venha a ser implementada, a canibalização de voos do Galeão.
Também presente ao evento, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que a decisão de leiloar o Santos Dumont isoladamente é "muito importante", devido ao sistema multiaeroportos existente na capital fluminense.
"A ideia é que \os aeroportos] se complementem e não disputem \[os passageiros] e a decisão vem ao encontro dessa narrativa", frisou Castro.
Fonte: [Valor Econômico
13/09/2024
Logística é hoje um dos principais desafios para grãos, afirmam executivos
Seja para produtor de café, de soja, trigo ou algodão, um dos principais desafios está na logística, especialmente em um país tão dependente de rodovias como o Brasil e com seu principal (...)