23/10/2024

Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões

 Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões



A Movecta revelou estar utilizando Inteligência Artificial e outras tecnologias embarcadas na cabine dos motoristas para zerar os acidentes com caminhões. A iniciativa é parte de um projeto experimental implementado na unidade de Lages (SC) com o objetivo de minimizar e eliminar as ocorrências no trânsito.


Em comunicado, a companhia explicou que as câmeras ajudam a observar e monitorar o comportamento dos motoristas dentro da cabine. O sistema de telemetria e IA capturam os comportamentos inadequados (falta do cinto de segurança, se alimentar, fumar ou usar o celular enquanto dirige), grava alguns segundos, avisa o motorista e dispara a informação para uma central.


“A área de Segurança da Movecta recebe a informação e busca reeducar o time de motoristas, oferecer treinamentos e orientações”, descreveu o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia, Rogério Fernandes Costa.


Desde que a iniciativa foi adotada, no início deste ano, a companhia pôde perceber uma redução nos indicadores de segurança no trânsito. Em janeiro, quando o projeto iniciou, foram registrados 0,12 comportamentos inadequados por viagens. Em agosto esses mesmos indicadores ficaram em 0,06 por viagem, apontando para uma redução de 50%.


“Esse programa é importantíssimo para reduzir ao máximo o risco de acidentes. Ele ajuda a preservar a vida do condutor e de terceiros, diminuir os prejuízos financeiros com acidentes e com a carga, que não chega ao destino, impactando toda uma cadeia produtiva”, ressaltou Costa. “Além de cuidar da segurança do condutor, impacta na conformidade e gestão da frota, padronização de processos e gerenciamento em tempo real.”


Segundo a Movecta, a ideia é expandir esse programa para as demais unidades ao longo dos próximos meses.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Vendas de galpões crescem até outubro, mas juros preocupam

21/11/2024

Vendas de galpões crescem até outubro, mas juros preocupam

As operações de compra e venda de galpões logísticos e industriais somaram R$ 4,64 bilhões de janeiro a outubro, valor 66% superior ao mesmo período de 2023, segundo levantamento feito p (...)

Leia mais
 Rede logística DHL Express inaugura terceira loja em São Caetano

21/11/2024

Rede logística DHL Express inaugura terceira loja em São Caetano

A DHL Express inaugurou nova loja em São Caetano. A unidade, que conta com 100 m² de espaço, na avenida Visconde de Inhaúma, 781, no bairro Oswaldo Cruz, é um ponto de coleta de mercador (...)

Leia mais
 Quanto mais perto, melhor: gigantes do e-commerce dobram aposta logística em SP

19/11/2024

Quanto mais perto, melhor: gigantes do e-commerce dobram aposta logística em SP

A demanda por entregas super-rápidas leva as gigantes do e-commerce a acelerarem a abertura de galpões logísticos próximos à capital paulista. Em um ano, a área locada por Amazon, B2W, M (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.