09/05/2023

Mercado de galpões logísticos deve permanecer aquecido em 2023, diz estudo

 Mercado de galpões logísticos deve permanecer aquecido em 2023, diz estudo



O mercado de galpões logísticos começou o ano agitado e deve permanecer assim ao longo de 2023, é o que aponta um estudo realizado pela consultoria imobiliária JLL. O primeiro trimestre teve o melhor resultado do mesmo período dos últimos 10 anos em relação ao volume locado, registrando absorção bruta de 838 mil m² e líquida de 380 mil m², com taxa de vacância de 10,8% e estabilidade no preço dos aluguéis.


De acordo com André Romano, gerente de Industrial e Logística da JLL, esse era um movimento esperado. "O quarto trimestre do ano costuma ser o período com maior número de negociações, mas, como tivemos um cenário atípico em 2022, as empresas esperaram o início do ano para se movimentar, o que impulsionou os dados", analisa.


A expectativa para o ano é que mais de  3 milhões de m² de novo estoque sejam entregues durante o ano; 55% do total deve se concentrar em São Paulo, mas há entregas em todo o Brasil. O primeiro trimestre registrou 323 mil m² incorporados ao mercado nacional, sendo 43% do volume no Estado de São Paulo, 21% em Minas Gerais, 15% no Rio de Janeiro e 11% no Espírito Santo.


"Após o grande salto dado pelo e-commerce durante a pandemia, entendemos que deve haver uma acomodação das operações, levando a um crescimento mais sustentado", avalia Romano. O alto volume de novo estoque previsto revela que pode haver leve aumento na taxa de vacância, mantendo os preços dos aluguéis estáveis. "Isso mostra que os investidores seguem otimistas e que o mercado está encontrando seu ponto de equilíbrio", completa o executivo.


Também foi no mercado paulista que grandes negociações ocorreram, como a devolução de 45 e 15 mil m² pela Big e Dia, respectivamente, enquanto a chinesa Shein locou 55 mil m² em Guarulhos e a empresa de medicamentos Grupo SC ocupou mais de 51 mil m² em Cajamar.


Em seguida, Minas Gerais segue como a segunda potência do setor no país. A vacância no primeiro trimestre de 2023 é de 6,4%, estável, apesar do leve aumento de 0,4 p.p. em relação ao quarto trimestre do ano passado. O estado registrou devolução também do Grupo Dia - 24 mil m² em Contagem. Em Extrema, foram registradas as principais ocupações do período: 26 mil m² pelo Grupo SBF, 9 mil m² pela Restitui Logística e 5 mil m² pela Dr. Otker.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

18/09/2025

Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

O terminal logístico intermodal KBT — uma colaboração estratégica entre a Klabin, a Brado Logística e TCP — completou quatro anos no dia 15 de setembro (segunda-feira), marcando sua hist (...)

Leia mais
 JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

15/09/2025

JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

Quando um consumidor encontra um produto na prateleira ou recebe uma encomenda em casa, dificilmente imagina a jornada que ele percorreu. Por trás de cada item existe uma engrenagem invi (...)

Leia mais
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.