09/05/2023

Mercado de galpões logísticos deve permanecer aquecido em 2023, diz estudo

 Mercado de galpões logísticos deve permanecer aquecido em 2023, diz estudo



O mercado de galpões logísticos começou o ano agitado e deve permanecer assim ao longo de 2023, é o que aponta um estudo realizado pela consultoria imobiliária JLL. O primeiro trimestre teve o melhor resultado do mesmo período dos últimos 10 anos em relação ao volume locado, registrando absorção bruta de 838 mil m² e líquida de 380 mil m², com taxa de vacância de 10,8% e estabilidade no preço dos aluguéis.


De acordo com André Romano, gerente de Industrial e Logística da JLL, esse era um movimento esperado. "O quarto trimestre do ano costuma ser o período com maior número de negociações, mas, como tivemos um cenário atípico em 2022, as empresas esperaram o início do ano para se movimentar, o que impulsionou os dados", analisa.


A expectativa para o ano é que mais de  3 milhões de m² de novo estoque sejam entregues durante o ano; 55% do total deve se concentrar em São Paulo, mas há entregas em todo o Brasil. O primeiro trimestre registrou 323 mil m² incorporados ao mercado nacional, sendo 43% do volume no Estado de São Paulo, 21% em Minas Gerais, 15% no Rio de Janeiro e 11% no Espírito Santo.


"Após o grande salto dado pelo e-commerce durante a pandemia, entendemos que deve haver uma acomodação das operações, levando a um crescimento mais sustentado", avalia Romano. O alto volume de novo estoque previsto revela que pode haver leve aumento na taxa de vacância, mantendo os preços dos aluguéis estáveis. "Isso mostra que os investidores seguem otimistas e que o mercado está encontrando seu ponto de equilíbrio", completa o executivo.


Também foi no mercado paulista que grandes negociações ocorreram, como a devolução de 45 e 15 mil m² pela Big e Dia, respectivamente, enquanto a chinesa Shein locou 55 mil m² em Guarulhos e a empresa de medicamentos Grupo SC ocupou mais de 51 mil m² em Cajamar.


Em seguida, Minas Gerais segue como a segunda potência do setor no país. A vacância no primeiro trimestre de 2023 é de 6,4%, estável, apesar do leve aumento de 0,4 p.p. em relação ao quarto trimestre do ano passado. O estado registrou devolução também do Grupo Dia - 24 mil m² em Contagem. Em Extrema, foram registradas as principais ocupações do período: 26 mil m² pelo Grupo SBF, 9 mil m² pela Restitui Logística e 5 mil m² pela Dr. Otker.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.