05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernização do terminal de contêineres do Porto de Salvador, informou o banco nesta segunda-feira (3).


Os recursos serão destinados à ampliação do pátio de armazenagem, compra de novos equipamentos e obras de infraestrutura e modernização tecnológica, segundo comunicado.


Com o projeto, o Tecon Salvador deve dobrar sua capacidade anual de movimentação, passando dos atuais 553 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner) para mais de 1 milhão de TEUs. O número de movimentos de carga no cais também deve subir de 70 para mais de 100 contêineres por hora.


“A expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre Estados das Regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte — sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins — e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em nota.


Segundo ele, a localização estratégica do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, permite conexões eficientes com rotas marítimas para Europa, África, Ásia e América do Norte. “Essa iniciativa está alinhada à política comercial do governo federal e do presidente Lula, que busca estimular a exportação de produtos com maior valor agregado”, acrescentou.


O diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell, afirmou que os investimentos vão gerar emprego e renda na Bahia e reforçar o compromisso da companhia com o desenvolvimento da região.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Logística refrigerada impõe desafios

13/02/2026

Logística refrigerada impõe desafios

Com uma capacidade frigorífica de mais de 18 milhões de m3, segundo dados da Global Cold Chain Alliance, o Brasil figura entre os 20 maiores mercados de armazenagem refrigerada do mundo. (...)

Leia mais
 Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

11/02/2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Dados do ano passado estão consolidados no Painel Estatístico da ANTAQOs dados estatísticos que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresenta para o (...)

Leia mais
 ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

10/02/2026

ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

O primeiro grande evento presencial da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos - ABOL já tem data para acontecer. No dia 12 de fevereiro, em São Paulo, alguns dos principais nome (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.