04/03/2022

"Guerra na Ucrânia: associação calcula que Brasil tem fertilizantes para "Guerra na Ucrânia: associação calcula que Brasil tem fertilizantes para

 "Guerra na Ucrânia: associação calcula que Brasil tem fertilizantes para "Guerra na Ucrânia: associação calcula que Brasil tem fertilizantes para


A Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) divulgou nesta quinta-feira (3) que o setor de fertilizantes calcula ter estoques do insumo para os próximos três meses.

A entidade representa um segmento diretamente afetado pala guerra na Ucrânia: a Rússia é um dos principais fornecedores internacionais do produto e origem de boa parte das importações utilizadas pelo agronegócio nacional. Com a eclosão do conflito, a tendência é que a oferta dos produtos diminua no mercado global —com consequências sobre o preço.

"A Associação Nacional para Difusão de Adubos lamenta o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e reforça que é prematuro avaliar em profundidade os possíveis impactos ao agronegócio brasileiro", disse a Anda, em nota.

"A entidade esclarece que o Brasil possui atualmente estoque de fertilizantes para os próximos três meses, de acordo com dados de agentes de mercado".

A Anda afirmou ainda que o estoque atual de fertilizantes "encontra-se acima da média dos anos anteriores". Segundo a associação, atualmente o Brasil importa anualmente cerca de nove milhões de toneladas de insumos para fertilizantes do Leste Europeu, cerca de 25% do total das compras no exterior.

A Anda também declarou que está atenta ao fornecimento de cloreto de potássio, uma vez que dois milhões de toneladas desse insumo "já estavam comprometidas com as sanções anteriores" a Belarus.

"E a atenção justifica-se, dado que três milhões de toneladas de cloreto de potássio têm como origem a Rússia", disse.

No mesmo comunicado, a Anda disse que também demandam atenção os fertilizantes nitrogenados, em especial o nitrato de amônio. Esse produto é importado em volume expressivo da Rússia.

Os fertilizantes fosfatados possuem menor dependência do Leste Europeu, "o que atenua os impactos de abastecimento para a safra atual".

A entidade expressou ainda preocupação com o tema da logística marítima.

Como parte das sanções contra a Rússia, diferentes empresas transportadoras anunciaram que não fariam mais carregamentos com produtos russos.

"Nesse sentido, o mercado está buscando soluções para cenários como os que estamos enfrentando", declarou a Anda.

"A Anda reafirma acreditar na diplomacia brasileira e segue seu compromisso em buscar atender à demanda nacional, como acontece até o momento, e continua promovendo diálogos sobre o cenário geopolítico com seus associados, setor agrícola, indústria, sociedade civil e o governo", concluiu a entidade.

A principal preocupação atual é garantir o fornecimento de cloreto de potássio, uma vez que Rússia e Belarus representam perto de 50% do importado pelo Brasil.

Ricardo Tortorella, diretor-executivo da Anda, comenta que agentes do mercado têm expectativa que o país deve precisar entre 10 milhões e 11 milhões de toneladas de cloreto de potássio até o final do ano, dos quais três milhões devem vir da Rússia. Caso sanções sejam impostas, parte do potássio da Rússia deverá ser comprado de outros países.

A alternativa mais óbvia para suprir uma possível escassez é o Canadá, o maior produtor internacional do insumo.

O desafio é que o Brasil não será o único consumidor de adubos e fertilizantes a procurar os canadenses. Ainda não se sabe se o Canadá conseguirá aumentar sua produção para suprir a nova demanda.

Na quarta (2), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a expectativa do governo é a de que o preço dos alimentos sofra uma alta, em mais uma consequência da guerra na Ucrânia.

"Isso tudo \essa alta dos alimentos] depende. Se a guerra acabar hoje ou amanhã, é um impacto \[aumento de preço menor]. Se continuar por mais tempo, é outro", disse a ministra.

Segundo ela, a estratégia do governo para evitar reajustes elevados será a diversificação de fornecedores de adubos e fertilizantes.

"Tudo vai depender do tempo \[de duração da guerra]. A gente tem que diminuir esses impactos, achar alternativas para ter o fornecimento. O preço \[quem faz] é o mercado. O trigo subiu nas alturas porque a a Ucrânia é um grande produtor. Hoje o mundo é globalizado. O preço \[dos alimentos] a gente acha que terá uma alta. A soja subiu, caiu um pouco depois. O milho subiu e caiu depois. Isso é uma commodity. Temos de acompanhar e diminuir os impactos", complementou.

A ministra esteve recentemente no Irã para tratar da venda de ureia. Também viaja para o Canadá em cerca de dez dias para negociar contratos de exportação de fertilizantes com base no potássio, principal deficiência do Brasil para garantir a safra que começa em outubro.

Para a safrinha, como é conhecido o plantio do milho no meio do ano, a ministra afirmou que os produtores possuem fertilizantes em estoque.



Fonte: [Folha de SP

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.