19/05/2022

Em cenário de competição acirrada e escassez de recursos, o que os operadores logísticos podem fazer para otimizar custos e tempo de entrega?

 Em cenário de competição acirrada e escassez de recursos, o que os operadores logísticos podem fazer para otimizar custos e tempo de entrega?



Por Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil


Otimização de despesas e redução do tempo de distribuição dos produtos ao menor nível possível estão entre os fatores mais valorizados pelos clientes atualmente. Em um cenário de competição acirrada e escassez global de recursos, implementar e operar a cadeia de suprimentos de maneira assertiva e eficiente representa não só uma vantagem em relação aos concorrentes, mas, em muitos casos, a própria competitividade da empresa.


Entre as iniciativas para colocar isso em prática está a criação de um hub de distribuição. O primeiro passo, obviamente, é a escolha do local, e a decisão deve se pautar por dois fatores principais: proximidade das vias de escoamento (na realidade brasileira, prioritariamente, as rodovias) e localização de parceiros estratégicos. No caso da Penske, nosso primeiro hub foi instalado em Guarulhos, na Grande São Paulo, com capacidade para carregar até 30 veículos por dia e realizar controles e movimentações de 1500 m³.


O funcionamento da instalação é baseado no conceito de crossdocking, no qual a Penske Logistics foi pioneira, há mais de 30 anos, em que cargas de diferentes localidades são transferidas para o hub e consolidadas antes da distribuição. Alguns meses após o início da operação, pudemos observar ganho de eficiência devido à otimização das etapas de movimentação de cargas, a melhoria na qualidade das entregas (principalmente de produtos que demandam mais cuidado no manuseio) e um controle maior sobre o que está sendo transportado.


Além das avaliações positivas recebidas pelos clientes envolvidos no projeto (incluindo melhorias do ponto de vista da sustentabilidade), o hub foi um passo fundamental para reforçar o posicionamento da Penske como empresa em constante modernização, uma das marcas da nossa atuação de quase 25 anos no Brasil. Fruto de investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, representa, também, importante contribuição para o ecossistema logístico brasileiro.


O desafiador cenário atual, composto por falta generalizada de insumos e dificuldades no transporte internacional de cargas, causados sobretudo pela pandemia e o conflito no Leste Europeu, impõe ainda mais fortemente a necessidade constante da revisão e atualização de processos e estruturas. A capacidade de se adaptar às inúmeras – e imprevisíveis – variáveis do setor deve ser, sempre, nosso principal ativo.



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.