19/05/2022

Em cenário de competição acirrada e escassez de recursos, o que os operadores logísticos podem fazer para otimizar custos e tempo de entrega?

 Em cenário de competição acirrada e escassez de recursos, o que os operadores logísticos podem fazer para otimizar custos e tempo de entrega?



Por Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil


Otimização de despesas e redução do tempo de distribuição dos produtos ao menor nível possível estão entre os fatores mais valorizados pelos clientes atualmente. Em um cenário de competição acirrada e escassez global de recursos, implementar e operar a cadeia de suprimentos de maneira assertiva e eficiente representa não só uma vantagem em relação aos concorrentes, mas, em muitos casos, a própria competitividade da empresa.


Entre as iniciativas para colocar isso em prática está a criação de um hub de distribuição. O primeiro passo, obviamente, é a escolha do local, e a decisão deve se pautar por dois fatores principais: proximidade das vias de escoamento (na realidade brasileira, prioritariamente, as rodovias) e localização de parceiros estratégicos. No caso da Penske, nosso primeiro hub foi instalado em Guarulhos, na Grande São Paulo, com capacidade para carregar até 30 veículos por dia e realizar controles e movimentações de 1500 m³.


O funcionamento da instalação é baseado no conceito de crossdocking, no qual a Penske Logistics foi pioneira, há mais de 30 anos, em que cargas de diferentes localidades são transferidas para o hub e consolidadas antes da distribuição. Alguns meses após o início da operação, pudemos observar ganho de eficiência devido à otimização das etapas de movimentação de cargas, a melhoria na qualidade das entregas (principalmente de produtos que demandam mais cuidado no manuseio) e um controle maior sobre o que está sendo transportado.


Além das avaliações positivas recebidas pelos clientes envolvidos no projeto (incluindo melhorias do ponto de vista da sustentabilidade), o hub foi um passo fundamental para reforçar o posicionamento da Penske como empresa em constante modernização, uma das marcas da nossa atuação de quase 25 anos no Brasil. Fruto de investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, representa, também, importante contribuição para o ecossistema logístico brasileiro.


O desafiador cenário atual, composto por falta generalizada de insumos e dificuldades no transporte internacional de cargas, causados sobretudo pela pandemia e o conflito no Leste Europeu, impõe ainda mais fortemente a necessidade constante da revisão e atualização de processos e estruturas. A capacidade de se adaptar às inúmeras – e imprevisíveis – variáveis do setor deve ser, sempre, nosso principal ativo.



Notícias Relacionadas
 Terminais da Santos Brasil batem recordes no mês de maio

24/06/2022

Terminais da Santos Brasil batem recordes no mês de maio

A Santos Brasil fechou maio com duas importantes marcas conquistadas, uma no Terminal de Veículos (TEV) e outra no Tecon Santos, ambos no Porto de Santos (SP). O TEV bateu recorde mensal (...)

Leia mais
 SP promove investimentos e melhorias em diversos modais de transportes e logística

24/06/2022

SP promove investimentos e melhorias em diversos modais de transportes e logística

Ciente da importância das estradas na vida dos cidadãos e para o desenvolvimento econômico das regiões por onde passam, escoando a produção, gerando crescimento, emprego e renda, o Gover (...)

Leia mais
 Vale combustível é um 'desaforo' para a categoria, dizem caminhoneiros

24/06/2022

Vale combustível é um 'desaforo' para a categoria, dizem caminhoneiros

O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, avalia que o voucher que pode ser criado pelo governo federal para a (...)

Leia mais

© 2022 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.