10/04/2023

Demanda por carga aérea de fevereiro ficou acima dos níveis pré-pandemia pela 1ª vez em 8 meses

 Demanda por carga aérea de fevereiro ficou acima dos níveis pré-pandemia pela 1ª vez em 8 meses



O transporte aéreo de carga mostra sinais de melhoria após a pandemia de Covid-19, é o que apontam os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) que divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de fevereiro de 2023. De acordo com o relatório, a demanda por carga aérea aumentou e ficou acima dos níveis pré-pandemia pela primeira vez após oito meses.


Ainda segundo o relatório, a demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), caiu 7,5% em relação a fevereiro de 2022 (-8,3% nas operações internacionais). Isso foi a metade da taxa de queda anual observada nos últimos dois meses (-14,9% e -15,3%, respectivamente). No entanto, a demanda por carga aérea de fevereiro ficou 2,9% acima dos níveis pré-pandemia (de fevereiro de 2019).


Além disso, a capacidade medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTK) subiu 8,6% em relação a fevereiro de 2022. Isso representa o primeiro crescimento ano a ano na capacidade desde outubro de 2022. Conforme o relatório, o forte aumento na métrica ACTKs é resultado do aumento da capacidade de carga em voos de passageiros com a recuperação desse serviço. A capacidade de carga em voos internacionais de passageiros aumentou 57,0% em fevereiro em relação ao ano anterior, atingindo 75,1% da capacidade de 2019 (pré-pandemia).


Destaques no ambiente operacional


Segundo a IATA, os novos pedidos de exportação globais, um dos componentes do PMI, índice que mede a demanda por carga, continuaram aumentando em fevereiro. O nível do PMI da China ultrapassou a marca crítica de 50, indicando crescimento da demanda por produtos manufaturados da maior economia de exportação do mundo.


Apesar da queda de 1,5% em fevereiro do comércio global de mercadorias, esta taxa de declínio foi menor do que a taxa do mês anterior, quando foi registrada queda de -3,3%. Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor dos países do G7 caiu de 6,7% em janeiro para 6,4% em fevereiro. A inflação de preços ao produtor (insumos) caiu 2,2 pontos percentuais e atingiu 9,6% em dezembro (últimos dados disponibilizados).


"O transporte aéreo de carga apresentou declínios menores em fevereiro. A demanda ano a ano caiu 7,5%. Isso é metade da taxa de declínio relatada em janeiro. Essa mudança de ritmo foi suficiente para impulsionar o setor como um todo, levando a números positivos (+2,9%) em comparação com os níveis pré-pandemia. Com otimismo, podemos ver o início de uma tendência de melhoria e estabilização do mercado, além do retorno a padrões de demanda mais normais após os altos e baixos dramáticos nos últimos anos", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

18/09/2025

Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

O terminal logístico intermodal KBT — uma colaboração estratégica entre a Klabin, a Brado Logística e TCP — completou quatro anos no dia 15 de setembro (segunda-feira), marcando sua hist (...)

Leia mais
 JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

15/09/2025

JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

Quando um consumidor encontra um produto na prateleira ou recebe uma encomenda em casa, dificilmente imagina a jornada que ele percorreu. Por trás de cada item existe uma engrenagem invi (...)

Leia mais
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.