24/02/2021

Conselho do Santos Export apresenta objetivos e planejamento de 2021 para Conselho do Santos Export apresenta objetivos e planejamento de 2021 para

 Conselho do Santos Export apresenta objetivos e planejamento de 2021 para Conselho do Santos Export apresenta objetivos e planejamento de 2021 para


O Conselho do Santos Export realizou nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a primeira reunião presencial de trabalho de 2021 na sede do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), entidade presidida por Regis Prunzel, presente à iniciativa. Na ocasião, as premissas e objetivos do Conselho e o planejamento do Fórum Brasil Export para 2021 foram apresentados às autoridades presentes, entre elas Fábio Lavor Teixeira, diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority e também Conselheiro do Santos Export, e Júlio Eduardo dos Santos, secretário de Assuntos Portuários da Prefeitura Municipal.

O CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, agradeceu aos conselheiros e autoridades presentes e ressaltou ser muito importante que os diferentes agentes envolvidos na atividade portuária sentem na mesma mesa e dialoguem. “O Brasil Export é um fórum permanente, multisetorial e agregador. Promover esse diálogo nos deixa satisfeitos e assim entendemos que estamos no rumo certo”.

Fábio Lavor destacou que um dos principais desafios da atual gestão do Ministério da Infraestrutura foi mudar a forma como a sociedade civil enxergava a atividade portuária. “Muitas vezes o setor era visto como ambiente de práticas não republicanas. Ainda hoje recebemos críticas e entendemos que há muitos pontos que precisamos aperfeiçoar”.

Transparência, destacou o diretor da Secretaria Nacional de Portos, é um aspecto fundamental para o sucesso das transformações necessárias no ambiente portuário. “Tivemos a oportunidade de participar dos fóruns promovidos pelo Brasil Export 2020 e agradeço vocês novamente pelo convite neste ano, vamos participar sim. Temos a ideia de construir em conjunto com os agentes privados. Parabenizo pela sequência de diálogos, os fóruns são muito importantes para nós”.

Ricardo Molitzas, presidente do Conselho e diretor-executivo do Sopesp, disse que na reunião de lançamento, promovida de modo virtual neste mês, surgiram diversos temas importantes a serem debatidos ao longo do ano. “A presença de profissionais de diferentes setores irá garantir uma discussão rica”, indicou, apontando benefícios positivos das iniciativas do Conselho para o ambiente de negócios do porto santista.

As iniciativas do Brasil Export, afirmou Fernando Biral, são muito importantes neste momento peculiar que vivemos, promovendo união e diálogo. “Precisamos de coalizão para convencer a sociedade da importância do processo de desestatização do Porto de Santos”. Segundo ele, ainda há muitos tabus a serem enfrentados em relação à gestão das empresas estatais, nem tanto internamente entre a comunidade portuária, mas especialmente diante da opinião pública, da classe política e da sociedade de modo geral.

Conselheiro Nacional e do Santos Export, João Paulo Tavares Papa, engenheiro e ex-prefeito de Santos por dois mandatos, colocou-se à disposição para contribuir para um melhor equilíbrio entre os benefícios para a atividade portuária e para os residentes no município santista. “O Brasil Export criou um ambiente propício para o diálogo no setor portuário”, concluiu.

O Fórum Brasil Export promove o lançamento nacional de suas atividades nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, em Brasília/DF, com a participação de entidades como o Ministério da Infraestrutura, a Antaq, o IBL, a Apex-Brasil, o PPI e de parlamentares e empresários envolvidos com o setor de logística e de infraestrutura.

Notícias Relacionadas
 CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

24/05/2024

CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

Para que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) desenvolva medidas de apoio mais eficazes aos transportadores impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação está re (...)

Leia mais
 Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

24/05/2024

Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

Agora em sua quinta edição, o relatório State of Sustainable Fleets 2024, divulgado nesta segunda-feira (20), lança luz sobre um setor que está passando por um momento de transição ativa (...)

Leia mais
 JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

23/05/2024

JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

Com foco na segurança e treinamento de sua equipe de motoristas, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país, investiu R$ 2 milhões na aquisição de um simulador d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.