18/02/2022

Clima e logística ditam ritmo da safra

 Clima e logística ditam ritmo da safra


Se em 2020 a bienalidade positiva do café brasileiro gerou recorde de colheita, com 72 milhões de sacas – 53 milhões de arábica e 19 milhões de conilon –, o ano passado fez jus à menor expectativa de produção. O período 2021/22 começou sob altas temperaturas com períodos de seca mais intensos, e as condições climáticas apertaram ainda mais com as geadas que caíram sobre os cafezais nos meses de junho e julho. A previsão é de 56,7 milhões de sacas para a temporada atual, de acordo com o Rabobank. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estima produtividade de 26 sacas por hectare, redução de 22,2% em relação à safra passada. É possível que os danos climáticos persistam até o próximo período e a tão aguardada supersafra de 2022 dificilmente se concretize.

Além do clima, há outras variáveis na equação do mercado de café. Para o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, “há dificuldades na saída dos produtos por conta das limitações de logística”. A falta de contêineres e de espaço nos navios impediu embarque de 3,7 milhões de sacas, entre janeiro e outubro de 2021. Os problemas no escoamento da produção impedem que se aproveite o mercado aquecido e reduzem a entrada de dinheiro no País. “Estamos exportando, mas poderíamos fazer mais se não fosse essa crise operacional”, afirmou. Segundo o executivo, o Brasil perdeu receita cambial de US$ 600 milhões em decorrência desse cenário.

Para o analista setorial do Rabobank, Guilherme Morya, enquanto os gargalos logísticos não forem amenizados, a comercialização de café ainda enfrentará dificuldades. “A alta no custo dos contêineres, a disponibilidade e o cancelamento dos bookings acabaram impactando esse fluxo do grão”. Safra recorde em 2022 poderia ser tanto boa notícia quanto problema. “Não conseguiríamos exportar”, afirmou Matos, diretor do Cecafé. A dobradinha clima e logística deve ditar o ritmo do ano.

Pela perspectiva do produtor, preço e receita tendem a continuar fortalecidos até o fim do primeiro semestre. Morya, do Rabobank, no entanto pondera, “Não podemos nos esquecer dos custos de produção, que subiram consideravelmente”. Para o analista, será mais importante que o cafeicultor avalie com rigor o melhor momento tanto para adquirir insumos quanto para vender sua produção, e dessa forma compor uma boa margem. Será um ano analítico e a saída é ter os custo na ponta do lápis.

O cenário traz desafios, incertezas e preocupação, mas apesar dessa combinação, caminha para estabilidade. Matos, do Cecafé, lembra que desempenhos recentes foram positivos, “convivemos com irregularidades climáticas desde 2013 e isso não impediu as safras de 2016, 2018 e 2020”, disse. O executivo afirmou que não acredita em produção recorde neste ano, mas não descarta a possibilidade para 2023. Se as condições das lavouras ainda não são ideais, enquanto o solo se recupera das secas e geadas, a chegada das chuvas em novembro do ano passado trouxe um respiro para os cafezais. As previsões da safra de 2022/23 apontam colheita com aproximadamente 63,5 milhões de sacas, e pode melhorar. De acordo com o relatório do IPEA, se as chuvas se mantiverem nas regiões cafeeiras no momento de floração, é possível reestabelecer a produção ao patamar de 72 milhões de sacas registradas em 2020.



Fonte: Dinheiro Rural

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.