12/07/2023

Verda lança plataforma que permite operadores logísticos oferecerem serviços de carbono neutro

 Verda lança plataforma que permite operadores logísticos oferecerem serviços de carbono neutro



O Acordo de Paris, assinado por mais de 190 países, entre eles o Brasil, impõe que os países signatários estabeleçam regulações para que suas economias alcancem a condição de carbono neutro até 2050. Devido ao alto investimento necessário até o fim do prazo, a Verda lançou no mercado um software para operadores logísticos e transportadoras atenderem as regulações resultantes do acordo.


De acordo com a Verda, a plataforma denominada como Eco Transportation gera receita incremental para as empresas, o que seria uma condição fundamental para o financiamento das suas transições tecnológicas. O software permite que operadores logísticos e transportadoras desenvolvam e ofereçam serviços de transporte carbono neutro para seus clientes.


Para isso, a tecnologia calcula a pegada de carbono de cada transporte realizado de maneira granular, chegando ao nível de serviço, cliente e item. Já a compensação das pegadas é feita também no nível granular por meio de créditos de carbono comprados na própria plataforma. Segundo a Verda, informações de pegadas e compensações são compartilhadas automaticamente entre operadores logísticos/transportadoras e clientes ao longo da cadeia de valor.


"O crédito de carbono permite que, eu poluindo de um lado, retire CO² do outro. Com isso, eu passo a criar um instrumento financeiro, para que eu transfira recursos de uma entidade poluente, que não tem o que fazer agora, para a floresta", explica Rafael Fanchini, CEO da Verda à Tecnologística.


Dentro da plataforma ainda é oferecido o Broker, um marketplace de créditos de carbono desenvolvido pela Verda, que permite clientes comercializarem créditos de carbono de maneira transparente. Ainda conforme a empresa, todos os créditos disponíveis no marketplace são registrados na Verra, uma entidade registradora responsável por um programa mundial de créditos de carbono para o mercado voluntário.


"Todo mundo tem um problema de credibilidade. 


A nossa grande preocupação é garantir que os nossos clientes, e os clientes deles tenham esse processo [de compensação de carbono] muito transparente, muito formal e íntegro", completa Fanchini.


Rota 2050
No último mês, a Verda disponibilizou para o mercado uma nova solução, denominada Rota 2050, que conecta a indústria e o varejo com os operadores logísticos. De acordo com a empresa, atualmente, poucas organizações do setor estão se movimentando para a descarbonização, seja por falta de conhecimento ou por viabilidade financeira, e com isso, sem um intermediário, será difícil conquistar avanços.


"Esse programa visa ajudar o operador logístico a criar um caminho para atender as demandas do mercado, e com isso, resolver o seu problema de sustentabilidade, mas com serenidade, objetividade, tecnologia e dados. O que hoje não existe. Atualmente, existe um lado mandando fazer e o outro fingindo que vai fazer", pontua Fanchini.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

13/04/2026

Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

A agenda climática se tornou uma variável direta na gestão logística. O tema foi destaque no primeiro ABOL Day de 2026 da Diretoria ESG da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (...)

Leia mais
 Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

10/04/2026

Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

A ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), com o apoio da Luft Logistics e outras empresas associadas, concluiu em março o projeto "Juntos pelo Telh (...)

Leia mais
 ID Logistics inaugura CDs para Amazon e cria mil empregos no Brasil

09/04/2026

ID Logistics inaugura CDs para Amazon e cria mil empregos no Brasil

A ID Logistics ampliou sua atuação no Brasil com a inauguração de dois centros de distribuição dedicados à Amazon, localizados em Belford Roxo (RJ) e Ribeirão das Neves (MG). As novas op (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.