07/01/2026

DHL amplia uso de fontes alternativas de energia em frota global

 DHL amplia uso de fontes alternativas de energia em frota global



O Grupo DHL inicia 2026 com progresso substancial em sua jornada global de descarbonização. Durante o ano de 2025, a empresa avançou em múltiplas frentes de sua estratégia de sustentabilidade, escalando o uso de combustível sustentável de aviação (SAF), eletrificando a entrega de último quilômetro e expandindo infraestrutura alimentada por energia solar. Essas conquistas representam um passo significativo em direção à meta líquida zero de emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050 e reforçam o papel da empresa na construção de um comércio global mais sustentável, eficiente e resiliente.


No setor aéreo, o mais intensivo em carbono por tonelada-quilômetro, a DHL firmou um de seus maiores acordos de SAF, nos Estados Unidos. A parceria com a Phillips 66 prevê o fornecimento de mais de 240 mil toneladas métricas (aproximadamente 314 milhões de litros) de combustível sustentável de aviação ao longo de três anos. Produzido na Califórnia, o combustível atenderá principalmente às operações da empresa na Costa Oeste dos EUA e permitirá uma redução de cerca de 737 mil toneladas métricas de CO2 equivalente no ciclo de vida, impacto comparável a 2.400 voos de ida entre Los Angeles e Frankfurt.


No transporte marítimo, responsável pela movimentação da maior parte das mercadorias globais, a empresa deu um passo importante em parceria com a CMA CGM. A colaboração resultou na aquisição de 8.800 toneladas métricas de biocombustível marítimo sustentável (SMF) de segunda geração, do tipo UCOME. Estima-se que essa iniciativa gerará uma redução de aproximadamente 25 mil toneladas de CO2e em base well-to-wake, que considera todo o ciclo de vida das emissões do combustível, volume equivalente ao necessário para operar um grande navio porta-contêineres por vários dias.


Para a descarbonização do transporte rodoviário de longa distância, a DHL está explorando o horizonte do hidrogênio. Após testes na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a empresa anunciou a expansão dos pilotos para o Oriente Médio. Um memorando de entendimento assinado com a Hyperview na Arábia Saudita viabilizará um projeto-piloto com caminhões movidos a hidrogênio, alinhado à Saudi Vision 2030. O estudo inclui uma análise de viabilidade para a infraestrutura de abastecimento necessária, reforçando o compromisso da companhia com a redução de emissões de GEE em mercados emergentes.


No segmento de último quilômetro, a DHL acelerou a eletrificação de sua frota, com a Alemanha na liderança. A meta é que 66% das entregas finais sejam feitas com veículos elétricos até 2030. Em 2025, a divisão Post & Parcel Germany realizou uma de suas maiores aquisições do tipo, com 2.400 novas vans elétricas da Ford, a maioria já em operação. Com isso, um terço de todos os códigos postais alemães passaram a ser atendidos por entregas com emissão zero de GEE, suportadas por uma frota total que supera 35 mil veículos elétricos, incluindo vans, bicicletas e triciclos elétricos.


A sustentabilidade também está sendo integrada à infraestrutura fixa. Indo além da neutralização operacional de carbono, a DHL inaugurou na Tailândia um armazém que opera com 100% de energia gerada no local. A unidade é equipada com uma usina solar de 4,2 MWp (megawatt-pico) e um sistema avançado de armazenamento em baterias, eliminando a dependência da eletricidade da rede baseada em combustíveis fósseis. O projeto serve como modelo para futuras instalações logísticas da empresa em todo o mundo, combinando sustentabilidade com autossuficiência energética.


Fonte: Frota & Cia



Notícias Relacionadas
 Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triênio da história na balança comercial

08/01/2026

Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triênio da história na balança comercial

Responsáveis por movimentar mais de 95% das trocas comerciais do Brasil com o mundo, os portos brasileiros fecharam 2025 como protagonistas de um ciclo histórico para a economia nacional (...)

Leia mais
 Tegma supera o CDI no período do atual governo e integra grupo restrito de ações com desempenho acima do índice

07/01/2026

Tegma supera o CDI no período do atual governo e integra grupo restrito de ações com desempenho acima do índice

A Tegma Gestão Logística está entre as 17 empresas listadas na B3 que superaram a rentabilidade do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ao longo dos três anos do atual governo fed (...)

Leia mais
 DP World acelera fase de estaqueamento em obras de expansão de terminal

05/01/2026

DP World acelera fase de estaqueamento em obras de expansão de terminal

A DP World vem avançando, em ritmo acelerado, com as obras referentes à expansão da área de cais de seu terminal privado, localizado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). A fase de (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.