22/02/2021

Vacina da Pfizer pode ser armazenada em refrigerador hospitalar comum

 Vacina da Pfizer pode ser armazenada em refrigerador hospitalar comum


A Pfizer e a BioNTech disseram nesta sexta-feira que enviaram à Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos EUA, dados que mostram que a vacina contra a covid-19 desenvolvida por elas permanece estável quando armazenada entre -25 e -15 graus Celsius, temperaturas atingidas por refrigeradores hospitalares comuns.

Os dados foram submetidos à FDA para que a autorização de uso emergencial da vacina nos EUA seja atualizada, permitindo que os frascos com as doses sejam armazenados nessas novas temperaturas por um total de duas semanas antes da aplicação.

Atualmente, a diretriz diz que as vacinas da Pfizer/BioNTech precisam ser guardadas em ultracongeladores, a temperaturas entre -60 e -80 graus Celsius, o que dificulta a logística de distribuição e aplicação do imunizante.

A alteração também tornaria a vacina mais acessível a países pobres, que não têm acesso aos equipamentos sofisticados exigidos até então para armazená-la.

Nas temperaturas ultrafrias, porém, as vacinas podem ser guardadas por seis meses, um período mais longo do que o sugerido para o armazenamento em refrigeradores comuns, segundo as empresas.

O cofundador da BioNTech, Ugur Sahin, disse que os dados sobre a temperatura permitem que a vacina seja manuseada em farmácias comuns. Segundo ele, a possibilidade de armazenar em temperaturas não tão frias dará aos centros de vacinação “mais flexibilidade” na hora de aplicar as doses.

Conforme mais dados sobre a estabilidade dos imunizantes forem obtidos, Pfizer e BioNTech disseram acreditar que a data de validade das vacinas poderá ser estendida. As empresas também avaliam que será possível armazenar as doses em temperaturas mais elevadas em prazos curtos.

Notícias Relacionadas
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais
 BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

18/11/2025

BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

A BBM Logística registrou avanços expressivos em produtividade e eficiência operacional com a adoção do Senior TMS, solução que sustentou a integração de operações após as aquisições da (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.