01/03/2024

Tegma realiza projeto-piloto com cegonha 100% elétrica

 Tegma realiza projeto-piloto com cegonha 100% elétrica



A Tegma Gestão Logística realizou a conversão de um caminhão a combustão para propulsão totalmente elétrica com baterias (Battery Electric Vehicle - BEV), o qual será utilizado para o transporte de veículos zero quilômetro. Segundo Sandro Torres, gerente de Transportes da empresa, trata-se de um projeto-piloto que servirá como um “laboratório para o desenvolvimento de pontos de recarga e para testes de autonomia”. Se o teste for bem-sucedido, novos investimentos poderão ser feitos para ampliar a frota de cegonhas com propulsão elétrica.


O veículo em teste tem autonomia de aproximadamente 500 quilômetros e estima-se que possa percorrer até 700 quilômetros em um único dia. “Nossa rede de recarga está sendo desenvolvida na rota com destino ao Paraguai, mas a ideia é estabelecer outras parcerias que nos permitam testar o caminhão em rotas adicionais, tanto em território Nacional quanto internacional, como Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia, países do Mercosul onde já atuamos”, explica ele.


Torres esclarece ainda que a implantação de uma malha de fornecedores para recarga de caminhões elétricos está progredindo lentamente, devido à falta de uma rede ampla de pontos de apoio que ofereçam esse serviço. “Também é necessário considerar o investimento na adaptação das redes elétricas de nossos parceiros e de nossas filiais para suportar o sistema de recarga das baterias”, acrescenta.


Pioneirismo


Este é o primeiro caminhão cegonha adaptado no Brasil para atender longas distâncias. O veículo passou por customizações e preparações específicas para o transporte de carros e será utilizado em parceria com os principais clientes da Tegma.


Sandro Torres destaca que, em recentes conversas com clientes, muitos demonstraram interesse em participar dos testes. Como são empresas globais, todas estão enfrentando uma forte pressão para incorporar soluções que reduzam a emissão de gases de efeito estufa.


Quanto às baterias de lítio, que atualmente representam uma das principais preocupações ambientais devido ao potencial de poluição no momento do descarte, a empresa parceira da Tegma no desenvolvimento deste projeto, uma startup captada pela tegUP – o braço de inovação da companhia – associou-se à empresa Energy Source. Esta desenvolveu um processo de recuperação e reaproveitamento das matérias-primas utilizadas na fabricação das baterias de íon de lítio. O processo de reciclagem envolve métodos mecânicos e hidrometalúrgicos, com emissão zero de CO², garantindo assim a destinação adequada dos resíduos no final de sua vida útil.


"Estamos aproveitando toda a tecnologia disponível para desenvolver uma solução sustentável. No caso do veículo em teste, não há emissão de nenhum gás poluente ou de efeito estufa”, considerando pós abastecimento, conclui Sandro Torres.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 ‘Bloqueio’ dos houthis no Mar Vermelho afeta todo mercado global de transporte de contêineres

04/10/2024

‘Bloqueio’ dos houthis no Mar Vermelho afeta todo mercado global de transporte de contêineres

O ataque de 7 de outubro do Hamas contra Israel desencadeou não só um sangrento conflito no Oriente Médio, mas também uma ruptura no comércio global, com o virtual bloqueio de uma das vi (...)

Leia mais
 Implantação de IA e demanda de clientes por velocidade estão entre as prioridades para líderes de logística, segundo estudo

03/10/2024

Implantação de IA e demanda de clientes por velocidade estão entre as prioridades para líderes de logística, segundo estudo

O Third-Party Logistics Study 2025, liderado pelo Dr. C. John Langley, da Penn State University, e desenvolvido em colaboração com a NTT DATA e a Penske Logistics, foi apresentado nesta (...)

Leia mais
 Brado realiza exportação inédita de algodão pelo Porto de Itaguaí

01/10/2024

Brado realiza exportação inédita de algodão pelo Porto de Itaguaí

A Brado transportou, pela primeira vez no país, algodão das fazendas de Mato Grosso pela ferrovia até o porto de Itaguaí (RJ) com destino à exportação. A operação ocorreu no início de ju (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.