13/10/2020

SpaceX vai transportar cargas militares ao redor do mundo em uma hora

 SpaceX vai transportar cargas militares ao redor do mundo em uma hora


Sistema deverá ser uma alternativa aos aviões C-17 Globemaster III, que não estão mais em produção

O Pentágono e a SpaceX estabeleceram um acordo para o desenvolvimento de um sistema capaz de transportar cargas militares de suas bases nos EUA a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora. A parceria foi anunciada durante um evento virtual do USTRANSCOM (U.S. Transportation Command) na última quarta-feira.

Atualmente os militares norte-americanos usam aviões Boeing C-17 Globemaster III para transportar soldados, suprimentos e equipamentos para bases aliadas e campos de batalha em todo o mundo. Desenvolvido na década de 90, ele pode transportar até 77,5 toneladas de carga ou 134 soldados, e tem uma velocidade máxima de 1.080 km/h.

A demanda por transporte aéreo vem aumentando, mas os militares dos EUA não tem como adquirir mais C-17 para atendê-la, já que a aeronave deixou de ser produzida em 2015. As 279 unidades já fabricadas continuam em operação, mas há a necessidade de pensar em uma alternativa para uso futuro.
"Imagine mover o equivalente à carga de um C-17 para qualquer lugar do globo em menos de uma hora", disse o General Stephen R. Lyons, do Exército dos EUA, Comandante do U.S. Transportation Command. "Há muito potencial aqui.

"Nos últimos 75 anos, fomos limitados a uma altitude de 40 mil pés e 1.000 km/h em nosso meio de entrega logística mais rápido - o transporte aéreo", disse o Vice-Almirante Dee Mewbourne, da Marinha dos EUA e vice-comandante do USTRANSCOM. "Quais são as possibilidades logísticas a 10 vezes estes números, quando a necessidade de suporte no outro lado do mundo é urgente?".

Não há detalhes técnicos de como, ou quando, o novo sistema de transporte irá funcionar. A parceria entre a SpaceX e os militares será na forma de um Acordo Cooperativo de Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA, Cooperative Research and Development Agreements), que permite que tanto o governo quanto uma empresa privada financiem a pesquisa e dá à empresa os direitos às patentes desenvolvidas durante o projeto.

"Há muito potencial aqui e estou realmente empolgado sobre a equipe que está trabalhando com a SpaceX em uma oportunidade, talvez em 2021, de conduzir uma prova de conceito", disse Lyons.

Fonte: Olhar Digital/Vice

Notícias Relacionadas
 Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

04/11/2025

Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

Bravo investe R$ 29 milhões em infraestrutura e frota de caminhões a gás para reduzir em até 800 toneladas anuais as emissões de CO₂A Bravo Serviços Logísticos inaugu (...)

Leia mais
 Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

03/11/2025

Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

O setor logístico segue em plena expansão em Extrema (MG), impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades de emprego para trabalhadores de toda a região. Um dos exemplos ma (...)

Leia mais
 Wilson Sons é destaque no Prêmio IBRC com reconhecimentos para Tecon Rio Grande e Tecon Salvador

03/11/2025

Wilson Sons é destaque no Prêmio IBRC com reconhecimentos para Tecon Rio Grande e Tecon Salvador

Com sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons foi destaque na 3ª edição do Fórum Setorial de Logística IBRC, realizada no dia 30 de outubro (quinta-feira), na capital paul (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.