29/09/2020

Sistema CNT promove capacitação em gestão ágil para setor transportador

 Sistema CNT promove capacitação em gestão ágil para setor transportador


Evento realizado pela HSM, maior plataforma de educação corporativa do Brasil, totalmente digital, apoia empresas a enfrentarem novos desafios

A pandemia da covid-19 acelerou diversas transformações, e isso tem exigido das empresas agilidade na adequação de produtos, serviços e processos, a fim de responder às demandas que surgiram ou que se acentuaram em 2020. No caso dos transportes, por exemplo, a quinta rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) neste mês, apontou que 58,2% dos transportadores perceberam mudanças de exigências dos clientes. As principais são protocolos de higiene e de segurança sanitária, redução do valor cobrado pelo serviço e pontualidade.

Para apoiar o transporte brasileiro na transformação dos negócios, a fim de se adaptar à nova realidade e se antecipar estrategicamente aos desafios futuros, o Sistema CNT, formado pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), oferecem, nesta semana, exclusivamente para gestores do setor, uma capacitação em Gestão Ágil e Mudança de Mindset, realizada pela HSM, maior plataforma de educação corporativa do Brasil. O treinamento, que se iniciou nesta segunda-feira (28), segue até o dia 1º de outubro, em formato totalmente digital.

“O momento é desafiador, porque as novas demandas vêm em momento de grandes dificuldades econômicas. Para enfrentarmos a turbulência, precisamos inovar. Isso requer conhecimento, e é por isso que o Sistema CNT realiza esse evento, uma mostra da visão positiva que temos sobre o futuro e sobre a capacidade do setor de superar os obstáculos”, disse o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, que, em nome do presidente do Sistema CNT, Vander Costa, deu as boas-vindas aos participantes.

A qualificação foi estruturada para potencializar o aproveitamento, promover a interatividade e apoiar as mudanças nas organizações. Por isso, além dos dias de capacitação, o evento também contempla o acesso a material complementar e ao acompanhamento de tutores da HSM para orientar a implementação das ferramentas nas empresas.

As chaves para a gestão ágil

Márcio Almeida, consultor que ministrou a primeira parte da capacitação, apresentou os conceitos fundamentais para a gestão ágil e a mudança de mindset. Segundo ele, é essencial ser flexível, adaptável, veloz e digital. Além disso, é preciso dar autonomia aos colaboradores e não punir o erro. “Errar é essencial para gerar aprendizado”, diz.

A jornada da mudança contém seis aspectos principais:

1. Mindset ágil: fazer mais e de forma mais eficiente. É a base para o processo de gestão fundamentado em metodologias ágeis.
2. Times e padrões: mudança de estado mental requer entendimento de que times e padrões nascem naturalmente da associação de objetivos comuns.
3. Pensamento flexível e autonomia: as formas de controle precisam mirar as métricas parciais do objetivo comum, não a microgestão.
4. Protótipo e ideação: testar, testar e testar. O foco não é punir o fracasso, mas, sim, incentivar que, por meio deles, se alcance o sucesso.
5. Incertezas: aceitar a falta de certeza dos resultados, que é inerente a esse processo, é um dos maiores desafios para a implementação desse estado mental.
6. Esculturamento corporativo: o ambiente deve ser propício para que o mindset ágil se torne sustentável e propicie aos participantes do ecossistema contribuir para o seu próprio crescimento

Fonte: Portal CNT

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.