18/12/2020

Sequoia lança plataforma para reduzir prazos de coleta e entrega de produtos

 Sequoia lança plataforma para reduzir prazos de coleta e entrega de produtos


Com forte atuação nos serviços de entrega de encomendas do comércio on-line, a empresa de logística Sequoia está lançando uma plataforma para oferecer soluções integradas de coleta e entrega rápida de produtos para o mesmo dia ou com redução de dois a três dias.

A Sequoia investiu R$ 2 milhões no desenvolvimento da SFx, nome dado à plataforma, que começou a ser colocada em funcionamento no fim de outubro. Ela foi inteiramente desenvolvida dentro do ecossistema de inovação e tecnologia da informação (TI) da companhia. Investimentos como esse eram uma das premissas estabelecidas pela companhia em seu prospecto de oferta inicial de ações. A Sequoia estreou na B3 em outubro.

A partir do pedido feito, a coleta do produto é solicitada e direcionada para o motorista da Sequoia que estiver mais perto do local para realizar a retirada e seguindo para o ponto físico da Sequoia mais próximo do endereço de entrega.

O objetivo da companhia é ampliar sua penetração nas soluções de multicanalidade, em especial para os pequenos e médios varejistas, explica Bruno Henrique Souza, vice-presidente de operações da Sequoia, em entrevista ao Valor.

Segundo ele, a pandemia deixou evidente a possibilidade das lojas físicas poderem atender os clientes on-line mais próximos, com cada unidade se tornando uma espécie de mini centro de distribuição. Também se intensificou o conceito de ‘vitrine infinita’, no qual o comerciante pode vender produto que está em qualquer loja para qualquer lugar do Brasil, sem precisar enviar o pedido para um centro de distribuição principal para daí sair para o destino final.

Hoje, a Sequoia já tem 60 pontos de origem para fazer essas coletas e consegue atender mais de 3,3 mil municípios. A ideia da empresa é justamente preencher a lacuna no last mile — como é chamada essa última etapa de entrega até o destino da encomenda — para as cidades do interior. “Lógico que vamos atender também as capitais cidades, mas conectamos as grandes cidades do interior, que nem sempre vão ter um centro de distribuição instalado, à comunidade local.”

Toda a logística é feita com base na malha da Sequoia, que atende qualquer tamanho de loja sem restrição de volume ou peso para coleta. As encomendas podem ser rastreadas pelos lojistas e consumidores, por meio da plataforma, que disponibiliza também solicitação de coletas, simulação de preço do frete, tratativas operacionais e performance.

Embora as grandes varejistas tenham incorporado soluções logísticas para seus vendedores do marketplace, Souza afirma que a atuação dessas empresas não é concorrente. “Eu entendo que essa solução \[plataforma lançada pela Sequoia] é complementar. O seller vai vender no marketplace mas também vai vender na loja dele. Ele vai poder equilibrar as opções".

Notícias Relacionadas
 Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

18/12/2025

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

A Santos Brasil recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar com a oferta da capacidade total de seu terminal de granéis líquidos (...)

Leia mais
 Soluções de logística integradas disparam na preferência das empresas brasileiras

18/12/2025

Soluções de logística integradas disparam na preferência das empresas brasileiras

A integração logística de ponta a ponta (end-to-end, ou E2E) está se consolidando como prioridade estratégica para as cadeias de suprimento no Brasil. É o que indica um estudo conduzido (...)

Leia mais
 Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

16/12/2025

Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

Os avanços sucessivos no volume de serviços prestados no País, que levaram o setor a renovar patamares recordes mês a mês, estão calcados em apenas dois segmentos: transportes e serviços (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.