Com forte atuação nos serviços de entrega de encomendas do comércio on-line, a empresa de logística Sequoia está lançando uma plataforma para oferecer soluções integradas de coleta e entrega rápida de produtos para o mesmo dia ou com redução de dois a três dias.
A Sequoia investiu R$ 2 milhões no desenvolvimento da SFx, nome dado à plataforma, que começou a ser colocada em funcionamento no fim de outubro. Ela foi inteiramente desenvolvida dentro do ecossistema de inovação e tecnologia da informação (TI) da companhia. Investimentos como esse eram uma das premissas estabelecidas pela companhia em seu prospecto de oferta inicial de ações. A Sequoia estreou na B3 em outubro.
A partir do pedido feito, a coleta do produto é solicitada e direcionada para o motorista da Sequoia que estiver mais perto do local para realizar a retirada e seguindo para o ponto físico da Sequoia mais próximo do endereço de entrega.
O objetivo da companhia é ampliar sua penetração nas soluções de multicanalidade, em especial para os pequenos e médios varejistas, explica Bruno Henrique Souza, vice-presidente de operações da Sequoia, em entrevista ao Valor.
Segundo ele, a pandemia deixou evidente a possibilidade das lojas físicas poderem atender os clientes on-line mais próximos, com cada unidade se tornando uma espécie de mini centro de distribuição. Também se intensificou o conceito de ‘vitrine infinita’, no qual o comerciante pode vender produto que está em qualquer loja para qualquer lugar do Brasil, sem precisar enviar o pedido para um centro de distribuição principal para daí sair para o destino final.
Hoje, a Sequoia já tem 60 pontos de origem para fazer essas coletas e consegue atender mais de 3,3 mil municípios. A ideia da empresa é justamente preencher a lacuna no last mile — como é chamada essa última etapa de entrega até o destino da encomenda — para as cidades do interior. “Lógico que vamos atender também as capitais cidades, mas conectamos as grandes cidades do interior, que nem sempre vão ter um centro de distribuição instalado, à comunidade local.”
Toda a logística é feita com base na malha da Sequoia, que atende qualquer tamanho de loja sem restrição de volume ou peso para coleta. As encomendas podem ser rastreadas pelos lojistas e consumidores, por meio da plataforma, que disponibiliza também solicitação de coletas, simulação de preço do frete, tratativas operacionais e performance.
Embora as grandes varejistas tenham incorporado soluções logísticas para seus vendedores do marketplace, Souza afirma que a atuação dessas empresas não é concorrente. “Eu entendo que essa solução \[plataforma lançada pela Sequoia] é complementar. O seller vai vender no marketplace mas também vai vender na loja dele. Ele vai poder equilibrar as opções".
20/12/2024
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