24/09/2020

Seca no rio Paraguai continua a prejudicar transporte de grãos

 Seca no rio Paraguai continua a prejudicar transporte de grãos


Chuvas são esperadas apenas para outubro

A seca no Rio Paraguai, que é percebida no Brasil, atinge mais fortemente a extensão do rio no país vizinho e tem exigido que as transportadoras reduzam para entre 20% e 30% do volume normal a carga de grãos em cada barcaça.

“Há degraus que mal chegam a 3 metros de profundidade no rio, e isso dificulta a passagem de navios com soja e milho”, disse Juan Carlos Muñoz, vice-presidente do Centro de Armadores Fluviais do Paraguai, à rádio La Unión.

Na capital do país, Assunção, a água baixou 3 centímetros ontem e ficou em apenas 0,06 metros, segundo o jornal ABC Nacionales, citando dados do departamento de hidrologia do país. Em Villeta, o nível do rio estava em 0,2 metros ontem, 3 centímetros menos que no domingo.

O problema é que as perspectivas não são animadoras e afligem os exportadores paraguaios. “As previsões não são animadoras. Está chovendo no sul, mas de forma escassa. Espero que seja útil para a semeadura, porque é o momento em que começa a ser plantada a soja, nosso principal produto de exportação”, completou Muñoz à rádio.

As previsões indicam chuvas no leito e extensão do rio apenas a partir de outubro.

Fonte: Valor econômico

Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.