Após acumular experiência por mais de 20 anos na distribuição de medicamentos para os setores público e privado, a RV Ímola, empresa de operações logísticas na área da saúde, prepara expansão para Ribeirão Preto.
A RV Ímola já possui uma unidade de distribuição de medicamentos na cidade, porém, a meta é o atendimento dos 34 municípios da região, beneficiando 1, 68 milhão de habitantes, população de acordo com estimativas da Fundação Seade (2021).
A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é um dos principais polos econômicos regionais do Brasil, com PIB de R$ 66.540.947 no ano de 2018, correspondente a 3,01% do PIB estadual, ficando entre o 15º maior PIB do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. Tem um setor de saúde destacado por hospitais, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), laboratórios e consultórios.
Com a expansão, a RV Ímola pretende diminuir a necessidade de estoque de medicamentos e materiais nas unidades hospitalares da região, além de atender setores como: home care, farmácias, laboratórios de análises clínicas, operadoras de planos de saúde e pacientes crônicos. “Detectamos uma demanda por todos esses serviços, por isso, estamos ampliando nosso posto em Ribeirão Preto”, explica Patrícia Lazzarini, Executiva Comercial Hospitalar da RV Ímola.
Outra novidade é o armazenamento e distribuição de medicamentos veterinários o que atenderá a pet shops. “Um setor com grande potencial de expansão e que precisará de uma logística adequada”, observa Patrícia.
Com 1.300 colaboradores e sede na cidade de Guarulhos (SP), a RV Ímola armazena e transporta medicamentos, insumos, materiais biológicos e vacinas, além de outros produtos para indústrias, laboratórios de análises clínicas, hospitais (como a Beneficência Portuguesa e a Rede Prevent Senior), clínicas e órgãos do Governo (Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo/ Secretaria de Saúde do Município de Guarulhos).
A RV Ímola, preocupada com a complexidade da logística do território brasileiro, além de três unidades em São Paulo, ainda possui bases nos Estados do Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará.