11/09/2020

Rumo finaliza as obras da ponte ferroviária do Rio Grande

 Rumo finaliza as obras da ponte ferroviária do Rio Grande



Nova obra de engenharia faz parte da Malha Central, e receberá trens que atenderão os mercados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais

A Rumo concluiu nesta quarta-feira (9) a obra da ponte ferroviária do Rio Grande, localizada na divisa de São Paulo e Minas Gerais. A nova via faz parte da Malha Central (a nova denominação da Ferrovia Norte-Sul) e abrirá caminhos para os mercados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais se conectarem ao maior porto do País, em Santos (SP). Esse empreendimento integra o trecho que liga o estado paulista aos futuros terminais de Iturama (MG) e de São Simão (GO).

A ponte é uma das maiores do trecho sob administração da Rumo que tornará realidade um projeto de governo que começou há 30 anos com o objetivo de integrar o transporte ferroviário.

A ponte ferroviária do Rio Grande tem 495 metros de extensão e trata-se de uma estrutura mista de concreto e aço. Pesa cerca de mil toneladas e é composta por dez vãos, sendo sete constituídos por vigas de concreto e outros três por estrutura metálica. A obra havia sido iniciada antes da Rumo assumir a concessão, mas não havia sido finalizada até agora.

Cerca de 200 colaboradores diretos e 50 indiretos trabalharam na retomada da construção, que teve início no dia 12 de dezembro de 2019 com a mobilização e montagem de canteiro na margem da cidade de Iturama (MG).

A Rumo fez vigas, lajes e serviços complementares de engenharia, de modo a completar a superestrutura. Fabricou e instalou nove vigas da ponte com avançados recursos: "Elas foram içadas e lançadas com uma dupla de guindastes com capacidade de 500 toneladas trabalhando em sincronia", explica Angelo Kury Deves, diretor de operações da Malha Central.

A operação comercial da Malha Central, composta por trecho de 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), tem como previsão de início o primeiro semestre de 2021.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.