08/11/2024

Reforma Tributária: criado o pré-Comitê Gestor do IBS

 Reforma Tributária: criado o pré-Comitê Gestor do IBS



Mais um passo importante para a regulamentação da Reforma Tributária: a criação de um pré-comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esta semana, em Brasília.


O pré-Comitê Gestor do IBS antecipa a governança do Comitê definitivo, que prevê uma estrutura administrativa composta por representantes dos estados e municípios que deve garantir a eficiência do novo imposto. Nesta etapa pré-operacional, que funcionará antes do tributo entrar em vigor, deverá haver compartilhamento de decisões e transparência nas etapas de discussão no Congresso Nacional. 


Outros pontos previstos para o acordo incluem o planejamento de como funcionará o trabalho do Comitê Gestor, dos sistemas de tecnologia e também da administração da gestão tributária. 


Autonomia dos entes


Um dos principais pontos levantados pelos membros do pré-comitê é que os entes consigam manter sua autonomia, mesmo diante de um cenário divergente do que eles apoiaram, como explica o vice-presidente da FNP, prefeito Dário Saadi.


“A Frente Nacional dos Prefeitos se posicionou contra a Reforma Tributária, mas já que ela foi aprovada, é importante que possamos garantir a autonomia e a manutenção e ampliação das receitas para os municípios. Isso é fundamental para que os municípios brasileiros, especialmente os médios e grandes, possam continuar mantendo as suas políticas públicas e atender a população.”


Principais pontos do acordo


Governança pré-operacional: o Comitê Gestor do IBS funciona em regime de colaboração entre as partes (União, estados e municípios) com transparência nas decisões e processos;


Objetivos: elaboração conjunta dos regulamentos, troca de informações, desenvolvimento de soluções operacionais para o IBS e acompanhamento legislativo;


Estrutura de coordenação: instituição de grupos de coordenação e técnicos responsáveis por diferentes aspectos do IBS, como normas gerais, operacionalização e fiscalização;


Obrigações: as partes devem seguir o plano de trabalho, monitorar os resultados, designar representantes e manter o sigilo das informações compartilhadas.


Fonte: Brasil61



Notícias Relacionadas
 Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

03/12/2025

Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

A Brado anunciou a ativação da maior rota ferroviária em operação no país, conectando o terminal de Sumaré (SP) ao terminal de Davinópolis (MA) pela Ferrovia Norte-Sul em um percurso de (...)

Leia mais
 Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

02/12/2025

Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

A Prefeitura de Campinas (SP) informa que o prefeito Dário Saadi participou, na manhã de ontem, sexta-feira, dia 28 de novembro, da inauguração do novo centro de processamento de cargas (...)

Leia mais
 Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

02/12/2025

Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

A gigante Amazon e a empresa de logística do grupo alemão Deutsche Post DHL irão se instalar no complexo logístico nos arredores do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A informação foi (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.