25/08/2020

Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, faz 1ª operação de cabotagem de diesel S10

 Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, faz 1ª operação de cabotagem de diesel S10



Carregamento de 25 milhões de litros foi transferido para o Terminal Aquaviário da Baía da Guanabara

A Petrobras informou que a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) fez neste mês a sua primeira operação de cabotagem (transporte por modal marítimo dentro das águas costeiras do país) de diesel S10. Um carregamento de 25 milhões de litros foi transferido para o Terminal Aquaviário da Baía da Guanabara (TABG), de onde o produto foi transportado por navio até o Porto de Paranaguá (PR).

A Reduc tem capacidade para produzir 150 milhões de diesel S10 por mês. Até junho, o sistema logístico interno, segregado, só permitia movimentações de bombeio para distribuidoras ao redor da refinaria.

Segundo a Petrobras, com a pandemia de covid-19 e a redução da demanda na região do Rio de Janeiro, a refinaria realizou manobras internas e condicionamentos de lastro de forma a viabilizar o escoamento do produto através de sua interligação com o TABG, por onde já são realizadas normalmente operações de cabotagem e exportação de outros produtos (como óleo combustível exportação, bunker, gasolina, nafta petroquímica, diesel marítimo e diesel S500).

A petroleira estima que, com os níveis atuais da demanda local, a Reduc tem condições de cabotar entre 60 e 70 milhões de litros de diesel S10 por mês. A estatal esclareceu que as operações de cabotagem do derivado, a partir da refinaria fluminense, impacta diretamente na redução do volume importado para atender o mercado nacional e aumenta a competitividade da Petrobras frente aos agentes importadores do setor.

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 ABOL discute lei de cotas para PCDs

25/07/2024

ABOL discute lei de cotas para PCDs

A criação de uma comissão formada por empresas, poder público e instituições responsáveis pelo atendimento de Pessoas com Deficiência (PCDs) foi uma das soluções propostas pelo advogado (...)

Leia mais
 Cubo Maritime & Port fecha cooperação internacional com Port Innovators Network

18/07/2024

Cubo Maritime & Port fecha cooperação internacional com Port Innovators Network

O Cubo Maritime & Port, hub de inovação do setor marítimo e portuário da América Latina criado por Cubo Itaú, Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons, anuncia a assinatura de (...)

Leia mais
 Digitalização na logística é uma questão de sobrevivência

16/07/2024

Digitalização na logística é uma questão de sobrevivência

Antonio Wrobleski - Presidente da BBM LogísticaO atual cenário em evolução da indústria da cadeia de suprimentos em todo o mundo, apresenta alguns desafios às empresa (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.