23/09/2020

Potencial de escoamento da safra abre painéis do Norte Export

 Potencial de escoamento da safra abre painéis do Norte Export


Especialistas estarão reunidos a partir do dia 28 deste mês para discutir características e soluções para demandas da região

O escoamento de soja e milho para o mercado internacional pelo Arco Norte atingiu 19,8 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, representando um crescimento de 10,8% em relação a igual período de 2019. Os dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) demonstram que as instalações portuárias do Arco Norte responderam por 31,4% do escoamento do conjunto das instalações portuárias brasileiras do milho e da soja destinada à exportação.

É nesse contexto que o debate sobre o escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco-Norte é fundamental e será tema do painel que abre as discussões do Norte Export, previso pata os dias 28 e 29 de setembro, no Sebrae de Macapá (AP). O painel está previsto para as 9h do dia 29 de setembro. Todos os debates dos fóruns regionais do Brasil Export serão 100% online e gratuitos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site forumbrasilexport.com.br.

O Brasil Export é o maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País. Após realizar mais de cem encontros virtuais, os debates agora ganham um caráter diferente, híbrido, reunindo quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.

A abertura do Norte Export ocorrerá no dia 28 de setembro, segunda-feira. O programa inclui visita técnica de patrocinadores e autoridades ao porto de Santana pela manhã. À tarde estão previstas palestras de convidados, dirigentes e patrocinadores do Brasil Export, além de painel tecnológico, finalizando com a solenidade de abertura, que ocorre à noite.

Painéis
Além do painel sobre o escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco-Norte, a programação inclui outros três debates: as necessidades e demandas dos terminais da região; importância da hidrovia como matriz de transporte e mudança econômica gerada a partir da exploração da indústria de óleo e gás.

Cada painel terá apresentação e moderação de conselheiros do Brasil Export. Os expositores envolvem desde entidades patrocinadoras, órgãos de classe e também autoridades públicas para debater o tema proposto.

“Dados oficiais apontam um crescimento significativo de exportações de soja no primeiro semestre. Se analisarmos só essa mercadoria, percebemos um avanço de 19% de exportações pelo Arco Norte”, afirma Ricardo Falcão, presidente do conselho do Norte Export e dirigente da Conapra (Conselho Nacional de Praticagem). Falcão será responsável pela mediação do painel.

Claudio Eidelchtein, conselheiro do Norte Export, fará a apresentação do encontro. O painel conta ainda com Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso e presidente do conselho do Centro-Oeste Export; César Meirelles, presidente da ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logísticos e Conselheiro Nacional do Brasil Export); Antonio Gorski, presidente da Gorski Logistica; Ricardo Tomczyk, diretor de relações governamentais do grupo Amaggi; e Javier Ho representante do Canal do Panamá.

Os temas a serem abordados são: corredores estratégicos para o Arco Norte e o potencial do escoamento das safras; a multimodalidade no Arco Norte; as dificuldades de se empreender no Arco Norte; e a experiência de um operador logístico no escoamento da safra pelo Arco Norte.

Fonte: Brasil Export

Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.