22/10/2020

Portonave completa 13 anos e ganha escala semanal para Caribe

 Portonave completa 13 anos e ganha escala semanal para Caribe


Primeira escala de serviço da CMA CGM deve atracar em terminal de Navegantes na madrugada de sábado (24) e faz parte de trade com paradas em Vila do Conde, Vitória e Santos

A Portonave (SC) receberá um novo serviço, com primeira atracação prevista para a madrugada do próximo sábado (24), com a chegada do navio Mandalay. O Brazex 2, operado pela CMA CGM, terá periodicidade semanal com destino à América Central e Caribe e terá escalas em Vila do Conde (PA), Vitória (ES), Santos (SP) e Navegantes (SC). Esse trade deve possibilitar a exportação de produtos como madeira, alimentos, cerâmica e a importação de produtos químicos, plásticos e derivados. O terminal não adiantou dados da movimentação nessa primeira escala, mas estima algo perto da média de 800 contêineres que tem atracado por navio que escala o empreendimento portuário.

No exterior, a rota compreende os portos de Kingston (Jamaica), Port of Spain (Trinidad e Tobago), Caucedo (República Dominicana) e San Juan (Porto Rico). Kingston tem função de hub port com conexões para Ásia, Europa e América do Norte. Este novo serviço contará com cinco navios dedicados. As embarcações têm cerca de 189 m de comprimento por 30,4m de largura e capacidade para 2.300 TEUs. Com este serviço, o terminal de Navegantes soma nove linhas para cinco continentes.

A empresa que administra o terminal destacou que conseguiu manter os níveis de operação, produtividade e segurança durante os sete meses de pandemia. “O complexo (de Itajaí) conseguiu superar bem essa fase e devemos ter no complexo a melhor movimentação da história”, disse o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari Castilho, durante entrevista coletiva sobre os 13 anos do terminal, comemorados nesta quarta-feira (21). A expectativa é que o complexo de Itajaí movimente 1,3 milhão de TEUs em 2020, acima dos 1,2 milhão operados no ano passado. A Portonave destacou que o terminal contribuiu para essa movimentação mais que dobrar em relação a 2007, primeiro ano de operação da unidade, quando o complexo movimentou 650 mil TEUs.

Castilho destacou a nova bacia de evolução contribuiu para o reposicionamento do complexo no ranking de movimentação de contêineres. Em maio, o complexo recebeu o navio Ever Laurel, primeiro navio com mais de 306 metros de comprimento a fazer escala no terminal. No mês seguinte, o terminal recebeu o porta-contêineres APL Paris, de 347 metros de comprimento, um dos maiores navios a atracar na costa brasileira. “Passamos a ter a melhor condição para manobra de grandes navios do país. O APL Paris não teve outra opção de atracar no país. Isso abre perspectiva da operação dos grandes navios e nos mantêm competitivos”, analisou. Entre junho e outubro o terminal recebeu 41 escalas de navios com mais de 306m, movimentando 38.626 contêineres. Em 2019, houve perda de 32 escalas devido às restrições da bacia de evolução antiga. A expectativa é que a segunda fase da bacia de evolução do complexo avance para que o terminal consiga receber navios com até 400m de comprimento. Para esta próxima etapa da bacia, são esperados investimentos públicos entre R$ 200 a R$ 250 milhões.

O diretor acredita que as condições atuais, com autorização para navios com até 350m, colocam o complexo de Itajaí em condições de capacidade maiores inclusive que as do Porto de Santos. Castilho ponderou que os principais portos do país precisam se adequar para viabilizar a recepção de navios de maior porte na costa brasileira. Ele acrescentou que a empresa está atenta ao mercado de cabotagem e que, apesar de não estar recebendo operações desse modal, tem interesse e está pronto para receber esse tipo de atividade.

Outro destaque foi a movimentação na câmara frigorífica (Iceport), que movimentou 211.485 toneladas entre janeiro e agosto. Castilho salientou que o agronegócio continua aquecido e que a câmara está com estoque médio acima de 12 mil toneladas. O terminal também realizou uma operação especial em setembro, com recebimento do primeiro caça sueco classe Gripen destinado à Força Aérea Brasileira. A expectativa da Portonave é que o terminal consiga receber as próximas unidades encomendadas pela FAB.

Atualmente, 71% de todo contêiner movimentado em Santa Catarina passa pelo complexo de Itajaí. Com cinco terminais de contêineres os terminais do estado competem entre si e com portos de outros estados como Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Santos (SP), para algumas cargas. O terminal de Navegantes se posiciona na terceira colocação, tanto nas exportações quanto nas importações, do ranking de portos da Datamar que compara dados de janeiro a agosto de 2020, em comparação com mesmo período do ano passado.

Fonte: Portos e Navios

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