18/01/2021

"Piloni: corredor hidroviário e BR 163 reduziram os custos logísticos em 30% no Arco Norte"

 "Piloni: corredor hidroviário e BR 163 reduziram os custos logísticos em 30% no Arco Norte"


O investimento em infraestrutura do Arco Norte está entre as prioridades do Ministério da Infraestrutura. Isso porque aquela região tem se tornado uma das mais importantes saídas da carga do agronegócio, especialmente do estado do Mato Grosso. Em razão disso, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, afirmou que já existem R$ 10 bilhões de recursos em obras em andamento, tanto para o setor portuário quanto hidroviário. A afirmação foi feita durante o Podcast ‘Caminhos do Brasil’, promovido pelo Ministério da Infraestrutura, realizado na última quarta-feira (13).

As hidrovias representam importantes vias de escoamento do grão pelo Norte do país. E de acordo com Piloni os investimentos feitos em 2020 no corredor hidroviário, especialmente nas hidrovias dos Rios Madeira e Tapajós, somadas à pavimentação do BR-163, já contribuíram para a redução dos custos logísticos na ordem de 30%. Atualmente a Hidrovia do Madeira vem passando por obras de dragagens.

Ele lembrou ainda que as fases preliminares do projeto do derrocamento do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins estão em andamento e que a as obras terão início ainda este ano. Piloni ressaltou que esta obra é de extrema importância para o Arco Norte, pois vai possibilitar o “destravamento” da hidrovia para o transporte de cargas e redução dos custos logísticos.

O Pedral possui 35 quilômetros de extensão e fica localizado entre as Ilhas Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri, no estado do Pará. A obra consiste no desmonte de rochas que ficam próximas à represa de Tucuruí. Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), considerando a variável profundidade na região dos pedrais, o empreendimento aumentará a capacidade navegável de 18% para 98%. Já levando em consideração a velocidade da correnteza, a capacidade deve ir para 30%.

Piloni afirmou também que as realizações em infraestrutura em 2020 permitiram a redução em 11% do frete agrícola no país.

Notícias Relacionadas
 Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

18/09/2025

Terminal logístico KBT registra maior movimentação desde sua inauguração

O terminal logístico intermodal KBT — uma colaboração estratégica entre a Klabin, a Brado Logística e TCP — completou quatro anos no dia 15 de setembro (segunda-feira), marcando sua hist (...)

Leia mais
 JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

15/09/2025

JSL revela os bastidores da logística que movimenta 6,8 mil cargas por dia no Brasil

Quando um consumidor encontra um produto na prateleira ou recebe uma encomenda em casa, dificilmente imagina a jornada que ele percorreu. Por trás de cada item existe uma engrenagem invi (...)

Leia mais
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.