09/11/2020

Parlamentares enviam ofício a Guedes por prorrogação do Reporto

 Parlamentares enviam ofício a Guedes por prorrogação do Reporto


Com o prazo para o fim do regime tributário especial do setor portuário se esgotando, parlamentares ligados ao setor de infraestrutura e logística fizeram um apelo direto ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Apesar do apoio dentro do Ministério da Infraestrutura para que o Reporto ganhe sobrevida, a equipe econômica tem resistido nos últimos meses a avalizar um projeto nesse sentido.

Ajuda. O Reporto foi instituído em 2004, com fim previsto para 31 de dezembro deste ano. Com ele, são suspensas as cobranças do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Imposto de Importação, nas vendas de máquinas, equipamentos e outros bens aos terminais portuários.

Tentativa e erro. Parlamentares vêm tentando há meses prorrogar o regime, mas encontram dificuldades. Em uma das tentativas, a renovação foi incluída em parecer na Câmara da Medida Provisória do setor portuário, mas acabou ficando de fora após negativa da área econômica. Deputados também apresentaram emenda com esse teor ao projeto de lei de incentivo à navegação de cabotagem (BR do Mar), cuja votação está travada em razão da briga em torno da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

É com você. Diante do cenário, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional (Frenlogi) decidiu pedir diretamente ao Ministério da Economia a prorrogação do regime. Segundo a entidade, em ofício assinado pelo vice-presidente deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), dirigido a Guedes, a Frenlogi argumenta com a “extrema importância (do Reporto) para incentivar e aquecer o mercado interno”.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.