14/10/2020

Inteligência artificial nos veículos é recurso chave para segurança nas estradas

 Inteligência artificial nos veículos é recurso chave para segurança nas estradas


Soluções com monitoramento remoto identificam direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro na direção

A frota brasileira deverá passar dos 60 milhões de veículos em 2020, na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motos. A estimativa foi divulgada no Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e significa um crescimento de 3,7% em relação ao ano passado. Enquanto isso, uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no dia 9 de setembro, proibiu a instalação de radares eletrônicos em árvores, marquises, passarelas, postes de energia elétrica ou qualquer outra obra de engenharia, de modo “velado ou não ostensivo”. A combinação das duas notícias parece levar à conclusão de que haverá um aumento do número de acidentes nas estradas, mas a tecnologia já desenvolveu soluções alternativas para que esta lógica não prevaleça.

A evolução das aplicações do chamado conceito Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) tornou possível equipar os veículos de forma a proporcionar uma assistência mais abrangente ao motorista para que ele possa evitar problemas. A tecnologia conecta um arsenal de soluções para a prevenção de acidentes e monitoramento do comportamento do motorista, utilizando Inteligência Artificial.

É o caso, por exemplo, do Via Mobile 360 D700 AI Dash Cam, da VIA Technologies. Trata-se de uma solução desenvolvida para auxiliar no gerenciamento de frotas, mas que pode transformar toda a cadeia logística. Com sua utilização os gestores podem acessar os fatos que envolvem incidentes na estrada, inclusive com imagens em tempo real.

Concebido para capturar imagens das condições da estrada e do comportamento do motorista usando seu painel frontal duplo HD e câmeras internas que podem armazenar as imagens no próprio dispositivo, o VIA Mobile360 D700 está capacitado a fazer transmissões via nuvem por uma conexão sem fio 4G.

Além de contar com a tecnologia de disparo de avisos de saída da pista ou de colisões à frente, a inovação está apta a fazer imagens de vídeo de incidentes combinadas com dados adicionais extraídos do CAN - dispositivo que permite a coleta de dados valiosos de uso do veículo, como velocidade, distância, tempo ocioso e consumo de combustível, que podem ser analisados para identificar oportunidades de otimização da eficiência e segurança da frota para serem submetidas à análise.

Nos casos em que ocorre uma colisão ou outro incidente grave, um alerta em tempo real e os vídeos são transmitidos à nuvem de gerenciamento da frota para o acompanhamento imediato de todos os fatores envolvidos.

Os novos recursos do Driver Monitoring System (DMS) no VIA Mobile360 D700 também identificam comportamentos anormais e ilegais, incluindo direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro na direção. Ao fornecer dados objetivos e relevantes em tempo real que podem ser sincronizados com a nuvem, esses novos recursos permitem que os gerentes de frota identifiquem imediatamente os problemas mesmo a quilômetros de distância e assim possam ter uma ação preventiva que diminua o índice de acidentes sem a necessidade de pagar multas ou ficar procurando radares pela estrada para evitar que elas aconteçam.

Fonte: Mundo Logística

Notícias Relacionadas
 Brado Logística realiza operação com trens “double stack” movimenta 468,8 mil/t no 1S26

23/10/2026

Brado Logística realiza operação com trens “double stack” movimenta 468,8 mil/t no 1S26

A operação de trens com dois contêineres empilhados, conhecida como “double stack” movimentou 468,8 mil toneladas de produtos pela Brado Logística no primeiro semestre de 2026 (...)

Leia mais
 Vacância de condomínios logísticos cai a 4,2% e absorção atinge recorde no Brasil

22/10/2026

Vacância de condomínios logísticos cai a 4,2% e absorção atinge recorde no Brasil

Inventário nacional chega a 33,6 milhões de m², enquanto novas entregas avançam 60% no terceiro trimestre e e-commerce responde por seis das dez maiores locaçõesA (...)

Leia mais
 Na JSL, a ordem é reduzir a dívida e gerar caixa

21/10/2026

Na JSL, a ordem é reduzir a dívida e gerar caixa

Sob o comando de Guilherme Sampaio, a companhia foca no controle da dívida, fortalece a geração de caixa e avança na intralogística para ampliar a presença nos clientes< (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.