28/10/2022

Institute for Business Value divulga pesquisa com líderes de supply chain

 Institute for Business Value divulga pesquisa com líderes de supply chain



O Institute for Business Value (IBM IBV) divulgou um novo estudo, intitulado Own Your Transformation, que apontou que 67% dos líderes brasileiros de supply chain colocam a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Trata-se do maior percentual entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa. Além disso, 53% desses executivos brasileiros responderam às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo novas tecnologias, como automação.


Outro ponto destacado é que no Brasil sustentabilidade é tanto um desafio como uma força que impulsiona a mudança para esses líderes. 36% colocam a sustentabilidade em sua lista de prioridade e 40% veem como um dos maiores desafios para os próximos 3 anos. 42% disseram que acreditam que seus investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios e relatam experimentar a pressão mais direta para a transparência desse tema por investidores e membros do conselho (56%) e clientes (53%).


A pesquisa do IBV contou com a participação de 1.500 Chief Supply Chain Officers (CSCOs) de todo o mundo.


Pontos de atenção


O estudo vislumbra um cenário de transformação do setor no Brasil ao apontar que 60% dos executivos brasileiros entrevistados estão utilizando abordagens preditivas nas operações da cadeia de suprimentos como forma de gerenciar riscos, além de 49% dos entrevistados confirmarem que estão acelerando investimentos.


Nestes dois quesitos, os números do Brasil são superiores à média da América Latina, o que evidencia, de acordo com o IBM IBV, uma atenção das empresas do país na transformação digital em Supply Chain. Vale ressaltar que a inteligência artificial (IA) e machine learning (49%) e nuvem híbrida (40%) são as tecnologias apresentadas na pesquisa que os líderes acreditam que mais auxiliarão nos resultados da organização das cadeias de suprimentos no País no próximo triênio.


“Em geral, o estudo revela que os líderes de supply chain estão repensando suas operações com base nos desafios que enfrentaram no pico da pandemia de Covid-19 e também por questões relacionadas à inflação, mudanças climáticas e eventos geopolíticos. A grande maioria está aumentando os investimentos para transformar seus fluxos de trabalho com automação e IA e se aliando ao ecossistema para ser mais sustentável e gerar uma experiência mais satisfatória para os consumidores”, explica o Head de IBM Consulting no Brasil, Marco Kalil.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

23/04/2024

Vacância de galpões cai devagar e aluguel supera inflação

A vacância de condomínios logísticos no Brasil segue em queda, mas em ritmo lento. Já o preço cobrado pelas locações subiu 7,4% no país em um ano, acima da inflação. No Estado de São Pau (...)

Leia mais
 JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

23/04/2024

JSL é premiada como “Fornecedor do Ano” pela General Motors

A JSL recebeu o prêmio global “Fornecedor do Ano”, da General Motors North America, no último dia 10, em Miami. Única brasileira a receber o prêmio, a companhia foi contemplada na catego (...)

Leia mais
 Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

22/04/2024

Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias gl (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.