25/05/2023

Grupo vai discutir integração entre plataformas para melhorar transporte de cargas no país

 Grupo vai discutir integração entre plataformas para melhorar transporte de cargas no país



Portaria do Ministério dos Transportes criou um grupo de trabalho para discutir a integração de informações e de plataformas tecnológicas e permitir melhor planejamento de logística no transporte de cargas no país. O intercâmbio de dados entre os órgãos envolvidos também propiciará a formação de bases completas, que reflitam com realidade o setor.


A intenção é integrar o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), as bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aos documentos fiscais (NF-e, CT-e e MDF-e), que são de competência dos governos estaduais, envolvendo o transporte de cargas no Brasil e o registro de veículos automotores.


O grupo de trabalho terá quatro integrantes: um membro da Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes; um da Senatran; um da Infra S.A.; e um da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Outros órgãos federais, estaduais e municipais e representantes da iniciativa privada poderão participar das discussões.


Atualização


Após o prazo de 180 dias, o relatório do grupo de trabalho fornecerá diretrizes para facilitar o dia a dia dos envolvidos no transporte de cargas, incluindo caminhoneiros autônomos, tornando-o mais eficiente e econômico. Além disso, ajudará na revisão do Plano Nacional de Logística (PNL) do Ministério dos Transportes, por exemplo.


De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a unificação dos documentos permitirá que a Infra S.A, vinculada ao ministério, atualize o PNL com as informações e dados reais de locomoção de cargas no país, o que resulta em um melhor planejamento de logística dos investimentos da pasta.


"São pequenas mudanças que melhoram o planejamento, economizam recursos e nos fazem prestar um melhor serviço. A ideia da cooperação é avançar no planejamento sem custos aos usuários", destacou Santoro.


Fonte: Minfra



Notícias Relacionadas
 Logística: uma agenda estratégica para o próximo ciclo de desenvolvimento

30/10/2026

Logística: uma agenda estratégica para o próximo ciclo de desenvolvimento

Por Marcella Cunha, diretora executiva da ABOLNa semana seguinte às eleições, as atenções se voltam para a transição de gestão pública dentro do mesmo Governo, às nov (...)

Leia mais
 Total Express integra contratos de frete à plataforma Frenet para gestão de pedidos

29/10/2026

Total Express integra contratos de frete à plataforma Frenet para gestão de pedidos

Integração permite cotar fretes, atualizar tabelas, solicitar coletas, emitir etiquetas e rastrear encomendas em um único ambienteA Total Express passou a integra (...)

Leia mais
 Panorama Transportes: investimentos federais em infraestrutura de transportes crescem até 95% em 2026

28/10/2026

Panorama Transportes: investimentos federais em infraestrutura de transportes crescem até 95% em 2026

Levantamento da Infra S.A. aponta expansão dos recursos públicos nos setores aquaviário, aéreo e ferroviário, além de crescimento na movimentação de cargas e passageiros (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.