A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a abertura de seu primeiro Centro de Envios FedEx de rua, no centro do Rio de Janeiro. Ele é, também, a primeira loja da companhia no país a contar com frota 100% elétrica, composta por oito motocicletas e duas vans.
A eletrificação de veículos é uma das frentes do plano da FedEx para obter operações neutras em carbono até 2040. A empresa planeja fazer a transição de toda a sua frota global de coleta e entrega de encomendas para veículos com emissão zero até 2040, por meio de uma abordagem em fases: 50% de todas as aquisições de novos veículos serem elétricos até 2025 e 100% até 2030. Além da eletrificação de veículos, a empresa também tem investido em instalações, combustíveis e frotas mais eficientes.
“O Brasil tem contribuído para os planos de sustentabilidade da companhia. Fomos a primeira operação da América Latina a receber vans elétricas e, agora, estamos adquirindo as motas elétricas para compor a nossa frota.
Pretendemos seguir investindo em ações que nos possibilitem entregar aos nossos clientes um serviço de qualidade que está alinhado ao nosso compromisso para conectar o mundo de forma responsável e sustentável”, diz Guilherme Gatti, vice-presidente de operações da FedEx no Brasil.
A nova loja do Rio de Janeiro servirá como um local de coleta e entrega para apoiar as operações do serviço doméstico expresso, internacionais e da cadeia de suprimentos da última milha. Com relação aos serviços de remessa internacional, a loja oferecerá o portfólio da empresa, que inclui opções de entrega urgente e opções com prazos de entrega mais longos, variando de 1 a 6 dias úteis para mais de 220 países e territórios em todo o mundo.
Além dos Centros de Envios FedEx, a empresa possui aliança com varejistas para que suas lojas sejam, também, Centros Autorizados de Envio da FedEx (FASCs). Elas oferecem o portfólio de serviços da FedEx aos interessados em enviar pacotes ao exterior. No Brasil, são mais de 300 FASCs.