18/10/2023

Falta de talentos afeta 4 em cada 10 operadores logísticos, revela estudo

 Falta de talentos afeta 4 em cada 10 operadores logísticos, revela estudo



A pesquisa “The State of Logistics Outsourcing”, desenvolvida pela NTT Data Services, Penske Logistics e pelo pesquisador da cadeia de suprimentos Dr. C. John Langley, examinou como as cadeias de suprimentos estão enfrentando os desafios atuais. Os dados apontaram que a concorrência por talentos está aumentando: 78% dos remetentes (empresas que fornecem bens e serviços) e 40% dos operadores logísticos disseram que os desafios trabalhistas afetaram seus serviços.  


Ao todo, 400 profissionais participaram do relatório anual, desenvolvido para entender o estado atual dos operadores logísticos, o aumento do fluxo de dados e a crescente importância da automação. 


As posições mais difíceis de preencher são as de trabalhadores como selecionadores, empacotadores, motoristas de caminhão e operadores de equipamentos. Os operadores logísticos e os remetentes disseram que estão adotando tecnologia e automação para aumentar a eficiência, tornar o trabalho mais seguro e atrair colaboradores. 


Segundo a pesquisa, dados, análise e inteligência estão impulsionando a otimização da cadeia de suprimentos: o volume de dados trocados entre remetentes e operadores logísticos continua a crescer.  


Quase metade dos remetentes e operadores logísticos identificou a necessidade e tem planos futuros para automatizar as decisões de planejamento da cadeia de suprimentos, e 25% dos remetentes e 27% dos operadores logísticos disseram que já começaram a automatizar as decisões de baixo risco.


Os remetentes veem o maior valor no planejamento de suprimentos (65%), na previsão de demanda (61%) e no gerenciamento de estoque (61%). Os operadores logísticos observaram que valorizam mais a otimização de rotas (61%), seguida pelo gerenciamento de estoque (55%) e pelo faturamento e cobrança de fretes (54%). 


De acordo com o relatório, a tecnologia emergente é vital para o crescimento futuro: é consenso que a adoção de tecnologias emergentes é vital para o crescimento futuro das cadeias de suprimentos (87% dos remetentes e 94% dos operadores logísticos). 


As principais áreas de interesse são: análise preditiva avançada, tecnologia móvel e wearables, plataformas consolidadas de comércio eletrônico e automação e robótica de armazéns. 


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

22/04/2025

Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

O Sistema Transporte realizou, nesta semana, uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na sede do Ministério, para apresentar oficialmente a Coalizão do Tr (...)

Leia mais
 Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

22/04/2025

Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

A ID Logistics Brasil, multinacional com presença em 18 países, anunciou Luciana Lacerda como nova diretora de Operações. Com 25 anos de atuação no setor logístico, a executiva será resp (...)

Leia mais
 JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

17/04/2025

JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

A JSL registrou um aumento de quase 30% no volume transportado de chocolates e ovos de Páscoa em 2025, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram movimentadas mais de 1,8 milhão de (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.