18/10/2023

Falta de talentos afeta 4 em cada 10 operadores logísticos, revela estudo

 Falta de talentos afeta 4 em cada 10 operadores logísticos, revela estudo



A pesquisa “The State of Logistics Outsourcing”, desenvolvida pela NTT Data Services, Penske Logistics e pelo pesquisador da cadeia de suprimentos Dr. C. John Langley, examinou como as cadeias de suprimentos estão enfrentando os desafios atuais. Os dados apontaram que a concorrência por talentos está aumentando: 78% dos remetentes (empresas que fornecem bens e serviços) e 40% dos operadores logísticos disseram que os desafios trabalhistas afetaram seus serviços.  


Ao todo, 400 profissionais participaram do relatório anual, desenvolvido para entender o estado atual dos operadores logísticos, o aumento do fluxo de dados e a crescente importância da automação. 


As posições mais difíceis de preencher são as de trabalhadores como selecionadores, empacotadores, motoristas de caminhão e operadores de equipamentos. Os operadores logísticos e os remetentes disseram que estão adotando tecnologia e automação para aumentar a eficiência, tornar o trabalho mais seguro e atrair colaboradores. 


Segundo a pesquisa, dados, análise e inteligência estão impulsionando a otimização da cadeia de suprimentos: o volume de dados trocados entre remetentes e operadores logísticos continua a crescer.  


Quase metade dos remetentes e operadores logísticos identificou a necessidade e tem planos futuros para automatizar as decisões de planejamento da cadeia de suprimentos, e 25% dos remetentes e 27% dos operadores logísticos disseram que já começaram a automatizar as decisões de baixo risco.


Os remetentes veem o maior valor no planejamento de suprimentos (65%), na previsão de demanda (61%) e no gerenciamento de estoque (61%). Os operadores logísticos observaram que valorizam mais a otimização de rotas (61%), seguida pelo gerenciamento de estoque (55%) e pelo faturamento e cobrança de fretes (54%). 


De acordo com o relatório, a tecnologia emergente é vital para o crescimento futuro: é consenso que a adoção de tecnologias emergentes é vital para o crescimento futuro das cadeias de suprimentos (87% dos remetentes e 94% dos operadores logísticos). 


As principais áreas de interesse são: análise preditiva avançada, tecnologia móvel e wearables, plataformas consolidadas de comércio eletrônico e automação e robótica de armazéns. 


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.