17/10/2025

Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

 Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL



O comércio global continua a mostrar resiliência, mesmo diante de tarifas norte-americanas que alcançam níveis inéditos desde a década de 1930. Uma atualização do DHL Global Connectedness Tracker, desenvolvida em parceria com a NYU Stern School of Business, aponta que no primeiro semestre de 2025 o comércio internacional cresceu mais rápido do que em qualquer outro período desde 2010, excluindo a recuperação pós-pandemia.


Segundo o relatório, o volume global de mercadorias deve crescer a uma taxa anualizada de 2,5% entre 2025 e 2029, praticamente igualando o ritmo da década anterior. “Apesar dos ventos contrários, a força do comércio global permanece”, afirmou John Pearson, CEO da DHL Express, destacando a capacidade de compradores e vendedores em contornar barreiras comerciais.


Impactos regionais


Embora o aumento de tarifas desacelere o crescimento, não há interrupção no comércio. A América do Norte foi a mais afetada, com a previsão de crescimento caindo de 2,7% para 1,5%, enquanto a América do Sul e Central, o Caribe, o Oriente Médio e o Norte da África registram revisões para cima, impulsionadas por exportações de petróleo e menores tarifas externas.


O relatório também mostra que, mesmo com a diminuição dos laços comerciais entre EUA e China, não há uma divisão clara da economia global em blocos geopolíticos. A distância média percorrida pelas mercadorias atingiu 5.000 km, um recorde, e os fluxos de comércio, capital, informação e pessoas mantêm o nível de globalização em 25%, próximo do recorde de 2022.


Para Steven A. Altman, professor da NYU Stern, os dados refletem que as empresas continuam apostando nos mercados internacionais, gerenciando riscos e oportunidades sem recorrer ao isolamento econômico. “O comércio está percorrendo a maior distância média já registrada, e os conflitos geopolíticos remodelaram apenas uma pequena fração da atividade internacional”, afirmou.


O DHL Global Connectedness Tracker fornece dados de mais de 20 milhões de pontos, oferecendo gráficos interativos e análises detalhadas sobre comércio, investimentos e globalização em escala mundial.


Fonte: Transporte Moderno



Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.