07/12/2020

Evento discute impactos do coronavírus no setor de logística

 Evento discute impactos do coronavírus no setor de logística


Os especialistas Diego Possamai, Juliana Birkan Azevedo e o diretor presidente e CEO da ABOL, Carlos Cesar Meireles foram os convidados do 5° DiaLOG: dia de dialogarmos sobre logística, transporte e consumo, na noite da última quinta-feira. O evento foi organizado e promovido pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e moderado pela professora Vanessa Alves, coordenadora do Lamot. Em função do diagnóstico de covid 19, infelizmente o César Meireles não pode participar.

Durante todo esse semestre, o LAMOT vem promovendo, a partir de um projeto de extensão, uma série de debates ao vivo pelo canal do Youtube, intitulado Log&Mob, abordando as mudanças e impactos que aconteceram na logística e mobilidade urbana devido à irrupção do coronavírus em âmbito global, abertos a toda a comunidade interessada.

O objetivo do 5°DiaLOG foi apresentar uma relação entre a complexidade das operações logísticas, considerando esse novo cenário e o crescimento das compras pelos canais digitais, assim como os desafios para os operadores logísticos no transporte de mercadorias e do setor farmacêutico durante a pandemia do covid 19.

O encontro virtual permitiu uma troca produtiva. A professora Doutora Juliana contextualizou informações sobre as mudanças no comportamento do consumidor, a importância das empresas compreenderem as novas preferências e as adaptações necessárias para atendimento aos seus clientes pelos diferentes canais de venda.

Diego Possamais, gestor de logística da Rede de Farmácias São João, 4° maior rede varejista deste segmento no Brasil, destacou os desafios do setor desde o início da pandemia, com as dificuldades de disponibilizar álcool em gel e máscaras para suas mais de 700 lojas, além das oportunidades de expansão e consolidação da marca. Diego destacou também a necessidade de rapidez associada à operação e alguns investimentos em tecnologia que sustentam toda a sua cadeia.

A professora Vanessa completou a rodada de conversa com algumas informações sobre o transporte rodoviário de cargas e também sobre os investimentos das empresas do setor de movimentação de mercadorias fracionadas, para atender aumento de volume de entregas gerados pelo e-commerce.

O evento contou com participação de público de diferentes segmentos, representantes de empresas do setor varejista da cidade de Cachoeira do Sul, alunos da UFSM, e também de outras instituições de ensino, como a UFpel, UPF, e também de UTEC, Universidade Tecnológica do Uruguai, que prestigiaram e tornaram os debates ainda mais atrativo, pelas discussões construídas, além da comunidade em geral.

Fonte: Organização do Evento

Notícias Relacionadas
 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

03/07/2025

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados a (...)

Leia mais
 Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

01/07/2025

Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

O governo da província de Río Negro, localizada na região da Patagônia argentina, sancionou uma nova Lei de Portos que regulamenta a atividade portuária em todo o território sob sua juri (...)

Leia mais
 ANTT prorroga consulta pública sobre o piso mínimo do frete

30/06/2025

ANTT prorroga consulta pública sobre o piso mínimo do frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu ampliar o prazo para a participação da sociedade na

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.