Modelo que utilizará peça do projeto brasileiro será vendido em 24 países partir de janeiro de 2021
A Mercedes-Benz anunciou hoje que um projeto desenvolvido no Brasil será a base de uma nova cabine de caminhão que será produzida na Alemanha. No Brasil, a nova versão do modelo Actros usa essa cabine.
Na Europa, o modelo de caminhão que utilizará a cabine fabricada a partir do projeto brasileiro será vendido em 24 países partir de janeiro de 2021. Outros continentes também terão o produto.
Segundo a Mercedes, nas condições brasileiras, as características da nova cabine proporcionam redução de 1% no consumo de combustível. “A altura externa mais baixa e, consequentemente, menor área frontal, diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil.
“A utilização do projeto brasileiro para uma cabine global demonstra a competência e experiência da nossa equipe. Esta é a primeira vez que a empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz”, disse Karl Deppen, novo presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina.
Deppen assumiu o cargo no dia 1º de julho e hoje falou a um grupo de jornalistas brasileiros pela primeira vez. Com 54 anos, o executivo alemão trabalha na Mercedes desde 1990. Ocupou diversos cargos nas áreas de compras, logística e trabalhou também para a companhia nos Estados Unidos, Turquia, Japão e China. Antes de ser escalado para o comando das operações no Brasil e América Latina, estava no comando mundial do controle de custos da companhia.
A entrevista, realizada de forma on-line, contou também com Stefan Buchner, chefe mundial de caminhões da Mercedes. A participação de Buchner foi em tom de despedida, já que ele se aposentará a partir de outubro, depois de 35 anos na companhia.
A sueca Karin Radström assumirá o lugar de Buchner. Ela é engenheira e vem de uma carreira na Scania. É a primeira mulher nesse cargo no grupo alemão.
Fonte: Valor Econômico
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