18/01/2021

Enfermeira negra é a primeira a receber vacina contra covid-19 em SP

 Enfermeira negra é a primeira a receber vacina contra covid-19 em SP


A enfermeira Mônica Calazans, 54, que atua na linha de frente do atendimento aos pacientes com coronavírus no hospital Emilio Ribas, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a doença em São Paulo.

Segundo o governo de São Paulo, pouco mais de 100 pessoas - profissionais da saúde e indígenas - já receberam o imunizante neste domingo.

Mônica foi vacinada neste domingo no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O governador João Doria (PSDB) participou do ato de imunização após o final da reunião da Anvisa que autorizou o uso emergencial da vacina Coronavac.

Moradora de Itaquera, Mônica Calazans tem perfil de alto risco para complicações da covid-19: é obesa, hipertensa e diabética. Mesmo assim, ela se inscreveu em maio para vagas de CTD (Contrato por Tempo Determinado) e escolheu trabalhar no Emílio Ribas. Desde maio, ela atua em uma UTI do hospital que tem 60 leitos e está com 90% de taxa de ocupação desde abril.Ela se formou em enfermagem aos 47 anos, após trabalhar como auxiliar de enfermagem desde os 26.

Mônica Calazans mora com seu filho Felipe, de 30 anos, e não se contaminou pelo coronavírus em dez meses de trabalho no Emílio Ribas. Ela conta que é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento no trabalho e quando chega em casa. A enfermeira afirma que um forte motivo para os cuidados é a ajuda à mãe, que tem 72 anos e vive sozinha em outra casa e também não foi infectada.

Seu irmão caçula, porém, auxiliar de enfermagem de 44 anos, foi infectado e ficou internado por 20 dias com a doença.

“Eu tenho em mente sempre que não posso me abater porque os pacientes precisam de mim, por isso tenho sempre uma palavra de positividade e de que vamos sair dessa situação. O que me ajuda também é o prazer que sinto com o meu trabalho”, afirma a enfermeira.

Notícias Relacionadas
 Logística refrigerada impõe desafios

13/02/2026

Logística refrigerada impõe desafios

Com uma capacidade frigorífica de mais de 18 milhões de m3, segundo dados da Global Cold Chain Alliance, o Brasil figura entre os 20 maiores mercados de armazenagem refrigerada do mundo. (...)

Leia mais
 Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

11/02/2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Dados do ano passado estão consolidados no Painel Estatístico da ANTAQOs dados estatísticos que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresenta para o (...)

Leia mais
 ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

10/02/2026

ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

O primeiro grande evento presencial da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos - ABOL já tem data para acontecer. No dia 12 de fevereiro, em São Paulo, alguns dos principais nome (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.