Como ganhar mais eficiência logística no concorrido mercado de bebidas? Um projeto desenvolvido pela DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, em Extrema, Sul de Minas, mostra uma alternativa interessante. A operadora consolidou em um mesmo armazém as operações logísticas de 4 clientes nesta área, incluindo concorrentes, capturando diversas sinergias e compartilhando custos.
Em uma área de mais de 15 mil m², a DHL Supply Chain administra um estoque que, em média, abrange 7,6 milhões de garrafas, de 420 marcas de bebidas como Whisky, Rum, Gin, Vodka, Cachaça, Aperitivos, Conhaque, Espumante e Tequila. Em média, são expedidas por mês quase 600 mil caixas, que são entregues em todo o país.
“Chamamos esta operação de Drink Town, por reunir quase todo o volume de bebidas destiladas que administramos no Brasil. Esse modelo traz muitos benefícios, pois compartilhamos, até entre concorrentes, custos de real estate, sistemas, estruturas de armazenagem e até itens básicos como luz, água e segurança. Isso mantendo todo o sigilo das informações entre os clientes”, afirma Marcelo Linhares, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.
Um dos clientes do Drink Town é a Pernod Ricard, um dos maiores produtores de vinhos e bebidas destiladas do mundo. Para o Head de Supply Chain da Pernod Ricard, Marcelo Godoy, “o projeto Drink Town representa uma boa relação entre eficiência e colaboração, principalmente nos aspectos de consolidação e sinergia com o compartilhamento de custos de armazenagem e expedição, trazendo desta forma ganhos de escala. Dada a especialização e flexibilidade que temos em nossa operação com profissionais especializados, há uma garantia de que cada caixa seja manuseada com o máximo de cuidado e eficiência, possibilitando a Pernod Ricard focar em seu core business”.
O executivo da Pernod Ricard completa ainda que “Sabendo que a Logística Colaborativa é o futuro, o Drink Town comprova que o compartilhamento de recursos e custos traz eficiência, aumentando a velocidade de reação e absorvendo flutuações de mercado, proporcionando uma vantagem competitiva considerável”.
Outra vantagem importante, além da especialização dos profissionais envolvidos, é a flexibilidade para atender momentos de pico individuais de marcas. De forma geral, a alta temporada deste mercado é de outubro a dezembro, concentrando quase 50% da movimentação do ano, mas algum evento ou promoção pode levar a um súbito aumento pontual de demanda.
“Quando temos uma elevação de demanda, conseguimos deslocar recursos de outras operações da região em sinergia, tendo assim, uma maior velocidade de reação e compartilhamento de ganhos, ou seja, trata-se de uma logística colaborativa que permite as empresas focarem em seu core business e ter a segurança de uma logística eficiente o ano todo”, ressalta Marcelo Linhares.
O próximo passo da DHL Supply Chain é capturar esta sinergia não apenas em armazenagem, mas também em transportes, com o compartilhamento de veículos para entrega aos clientes revendedores, tendo em vista que este mercado também possui os mesmos pontos de venda ao final do processo.