A DP World recebeu no dia 21 de agosto a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e sua comitiva, para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do terminal portuário, localizado na margem esquerda do Porto de Santos.
A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte de um ciclo de investimentos da companhia que já ultrapassa R$ 3 bilhões em infraestrutura e tecnologia desde 2013. Durante a visita, o ministro conheceu o local onde foram cravadas as primeiras estacas e conversou com trabalhadores portuários.
O projeto prevê a adição de 190 metros lineares ao cais atual, totalizando 1.290 metros. A expansão será dividida em 40 metros junto ao Berço 4, dedicado às operações de celulose, e 150 metros junto ao Berço 1, voltado às operações de contêineres. Até o início de 2026, está prevista a cravação de 175 estacas, etapa fundamental para a conclusão da obra em agosto de 2026.
De acordo com Fabio Siccherino, CEO da DP World no Brasil, “A presença do ministro Silvio Costa Filho em nosso terminal reforça a relevância das obras para o futuro da logística nacional. A expansão do cais fortalece a competitividade do Porto de Santos e garante maior capacidade, eficiência e sustentabilidade para atender diferentes cadeias produtivas”.
Ampliação da capacidade de movimentação de cargas
Com a conclusão do projeto, que inclui também a aquisição de novos equipamentos, o terminal elevará sua capacidade de movimentação para 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026. O avanço consolida a posição do Porto de Santos como um dos principais hubs de exportação do país, especialmente para cargas gerais e celulose.
Em 2024, a DP World já havia registrado movimentação superior a 1,25 milhão de TEUs, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. O aumento reforça a tendência de expansão da demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente.
Integração logística e soluções end-to-end
Além da ampliação do terminal, a companhia segue investindo em soluções logísticas integradas end-to-end, que abrangem desde operações portuárias até agenciamento de cargas, transporte terrestre, armazenagem e distribuição. Essas iniciativas têm como objetivo ampliar a conectividade logística em todo o Brasil e fortalecer a integração das cadeias de suprimentos.
Fonte: Logweb