11/03/2024

Demanda por carga aérea aumenta 18,4% em janeiro

 Demanda por carga aérea aumenta 18,4% em janeiro



A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de janeiro de 2024, indicando um início de ano vigoroso. A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), registrou um aumento de 18,4% em relação a janeiro de 2023 (com um aumento de 19,8% nas operações internacionais). Esse crescimento substancial marca o maior aumento anual em toneladas de carga por quilômetro (CTKs) desde o verão de 2021.


A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 14,6% em comparação com janeiro de 2023 (com um aumento de 18,2% nas operações internacionais). Este aumento deve-se em grande parte ao crescimento de 25,8% na capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros em relação ao ano anterior, impulsionado pelo fortalecimento dos mercados de passageiros.


"A demanda por carga aérea aumentou 18,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Este é um forte início de ano. Em particular, o setor de comércio eletrônico em expansão continua ajudando a demanda por carga aérea a manter a tendência acima do crescimento, tanto do comércio quanto da produção, desde o último trimestre de 2023. O contrapeso desta boa notícia é a incerteza sobre a desaceleração econômica da China. Esse tema estará na agenda de discussões dos executivos de carga aérea que se reunirão em Hong Kong na próxima semana para o Simpósio Mundial de Carga Aérea da IATA, com foco em digitalização, eficiência e sustentabilidade", comentou Willie Walsh, diretor geral da IATA.


Desempenho por Região em Janeiro de 2024


As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram um aumento de 24,6% nos volumes de carga aérea em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento contínuo de CTKs internacionais em três principais rotas comerciais.


As transportadoras da América do Norte tiveram o pior desempenho entre todas as regiões em janeiro de 2024, com um aumento de 9,3% nos volumes de carga em comparação com o mesmo período do ano anterior. As transportadoras da Europa apresentaram um aumento de 16,4% em seus volumes de carga aérea em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023.


Já as transportadoras do Oriente Médio apresentaram o melhor desempenho em janeiro de 2024, com um aumento anual de 25,9% nos volumes de carga. Além disso, as transportadoras da América Latina, África e América do Norte também registraram aumentos em seus volumes de carga em janeiro de 2024.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.