11/03/2024

Demanda por carga aérea aumenta 18,4% em janeiro

 Demanda por carga aérea aumenta 18,4% em janeiro



A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de janeiro de 2024, indicando um início de ano vigoroso. A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), registrou um aumento de 18,4% em relação a janeiro de 2023 (com um aumento de 19,8% nas operações internacionais). Esse crescimento substancial marca o maior aumento anual em toneladas de carga por quilômetro (CTKs) desde o verão de 2021.


A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 14,6% em comparação com janeiro de 2023 (com um aumento de 18,2% nas operações internacionais). Este aumento deve-se em grande parte ao crescimento de 25,8% na capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros em relação ao ano anterior, impulsionado pelo fortalecimento dos mercados de passageiros.


"A demanda por carga aérea aumentou 18,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Este é um forte início de ano. Em particular, o setor de comércio eletrônico em expansão continua ajudando a demanda por carga aérea a manter a tendência acima do crescimento, tanto do comércio quanto da produção, desde o último trimestre de 2023. O contrapeso desta boa notícia é a incerteza sobre a desaceleração econômica da China. Esse tema estará na agenda de discussões dos executivos de carga aérea que se reunirão em Hong Kong na próxima semana para o Simpósio Mundial de Carga Aérea da IATA, com foco em digitalização, eficiência e sustentabilidade", comentou Willie Walsh, diretor geral da IATA.


Desempenho por Região em Janeiro de 2024


As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram um aumento de 24,6% nos volumes de carga aérea em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento contínuo de CTKs internacionais em três principais rotas comerciais.


As transportadoras da América do Norte tiveram o pior desempenho entre todas as regiões em janeiro de 2024, com um aumento de 9,3% nos volumes de carga em comparação com o mesmo período do ano anterior. As transportadoras da Europa apresentaram um aumento de 16,4% em seus volumes de carga aérea em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023.


Já as transportadoras do Oriente Médio apresentaram o melhor desempenho em janeiro de 2024, com um aumento anual de 25,9% nos volumes de carga. Além disso, as transportadoras da América Latina, África e América do Norte também registraram aumentos em seus volumes de carga em janeiro de 2024.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 CAE vai debater transição e fiscalização da reforma tributária

11/10/2024

CAE vai debater transição e fiscalização da reforma tributária

Na transição da reforma tributária, as alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) serão revisadas anualmente pelo Senado Federal para (...)

Leia mais
 Grupo ID Logistics traça panorama futuro da logística no Brasil e no Mundo

10/10/2024

Grupo ID Logistics traça panorama futuro da logística no Brasil e no Mundo

O Grupo ID Logistics tem demonstrado um crescimento robusto nos últimos anos, com projeções otimistas para o futuro próximo, inclusive para o Brasil. Esse desempenho positivo é atribuído (...)

Leia mais
 Bravo Serviços Logísticos anuncia expansão com novo centro de distribuição em Sorriso-MT

09/10/2024

Bravo Serviços Logísticos anuncia expansão com novo centro de distribuição em Sorriso-MT

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento, transporte e distribuição de insumos para o mercado agrícola, amplia sua operação com um novo centro de (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.