A Santos Brasil, especializada em operações portuárias e logísticas, passa a ser a provedora oficial dos serviços de infraestrutura portuária e logística da DB Schenker no porto de Santos. O armazenamento das cargas de importação e exportação por via marítima da multinacional alemã – considerada uma das maiores provedoras de logística global – é realizado agora na Santos Brasil.
Além da excelência operacional dos serviços prestados pela Santos Brasil, dois outros fatores foram determinantes para o estreitamento da parceria e o fechamento do novo contrato: os padrões ESG (Environmental, Social and Governance) e a agenda de transformação digital para o desenvolvimento de novos produtos.
De acordo com Wagner Toffoli, diretor comercial da Santos Brasil, a convergência da cultura das duas companhias foi fundamental para o negócio. “O respeito ao meio ambiente, segurança nas operações e desenvolvimento humano, em conjunto com elevados padrões de governança corporativa, são pilares da Santos Brasil. Esses valores estão alinhados com a estratégia da DB Schenker, que tem indicadores de ESG claramente definidos e que trabalha para construir uma base sustentável e resiliente de fornecedores, que compartilhem seu compromisso.”
“Além de termos uma estrutura de atendimento especial para a DB Schenker, desenvolvemos sistemas focados na necessidade do cliente. Por meio de APPs, por exemplo, a DB Schenker tem controle em tempo real de toda a operação, pode analisar os índices de eficiência, checar o posicionamento de determinado contêiner, os indicadores de gestão e puxar relatórios gerenciais. Pode também fazer transações e pagamentos pela nova ferramenta PIX, recém-implementada pela Santos Brasil, além de agendar a chegada e saída de cargas rodoviárias por meio de aplicativo especialmente desenvolvido para agilizar essas operações”, afirma Toffoli.
Segundo Luciana Vulcano, diretora do Produto Marítimo da DB Schenker, a decisão do contrato com a Santos Brasil se deu de forma natural, uma vez que as duas companhias comungam dos mesmos valores. “Ao escolher um fornecedor, não nos limitamos a analisar os padrões operacionais e de qualidade do serviço. Buscamos parceiros inovadores, que atuem de maneira sustentável e que, de fato, colaborem para que nosso planeta continue habitável para as próximas gerações. Só assim conseguiremos alcançar a nossa missão em sermos referência do setor em práticas comerciais responsáveis”, diz.
O novo contrato tem duração de dois anos e envolve os diferentes ativos da Santos Brasil no porto de Santos (Terminal de Contêineres, Terminal de Veículos, Terminal de Carga Geral e Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) em Santos e Guarujá), Centros de Distribuição em São Bernardo do Campo, bem como eventuais operações da DB Schenker nos terminais da Santos Brasil no Pará e em Santa Catarina.
A operação inclui ainda o transporte pela Santos Brasil, via modal rodoviário, das cargas fracionadas de importação descarregadas em Santos até os destinos indicados pelo cliente e serviços de estufagem no caso de itens não contêinerizados.
Fonte: Logweb
27/11/2024
Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação
Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores" (...)