27/10/2020

Como os parques logísticos podem aprimorar a eficiência e a segurança do local com vídeo inteligente

 Como os parques logísticos podem aprimorar a eficiência e a segurança do local com vídeo inteligente


Soluções de vídeo inteligente para parques logísticos adicionam várias camadas de inteligência em comparação com câmeras de segurança tradicionais, visto que ajudam os operadores a aprimorar o gerenciamento de pessoas, veículos, locais e de mercadorias

Cadeias de suprimentos globais, o mercado de varejo on-line em expansão e a crescente demanda por produtos manufaturados impulsionaram o crescimento do setor de logística. Uma variedade de materiais e mercadorias estão em constante movimento, chegando aos parques logísticos antes dos últimos quilômetros de sua jornada até as lojas ou nos endereços dos clientes.

Com a movimentação de mercadorias 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, os parques logísticos precisam funcionar com extrema eficiência para ficar à frente da demanda e garantir que as mercadorias sejam entregues no prazo. Além disso, a segurança é uma das principais preocupações dos operadores, desde o momento da chegada das remessas até o momento em que são entregues em seus destinos finais.

Quando se trata de atingir esses objetivos, as câmeras de segurança são essenciais pois ajudam os operadores a monitorar veículos e pessoas que entram nas instalações e rastrear as mercadorias que saem das dependências. No entanto, as soluções de vídeo inteligente de última geração fornecem uma série de benefícios adicionais que ajudam as operadoras a atuar com mais eficiência e segurança.

1 – Gerenciamento aprimorado do pessoal
Com as mais recentes soluções de vídeo inteligente, como a Solução Inteligente para Parques Logísticos da Hikvision, os operadores do local podem proteger a equipe de forma mais eficaz contra acidentes e lesões. Isso se obtém com a detecção automática de equipamentos de proteção individual (EPI), incluindo óculos, luvas, protetores de ouvido e muito mais.

Um exemplo disso é a tecnologia de detecção de capacetes encontrada nas câmeras da Hikvision que dispara alertas automatizados quando os membros da equipe entram em áreas restritas sem estarem com seus capacetes. Isso permite maior segurança aos operadores do parque logístico aprimorem significativamente a saúde e a segurança sem implementar membros adicionais da equipe para supervisionar a conformidade ao capacete.

Como benefício adicional, os operadores podem aprimorar a segurança com a tecnologia de reconhecimento facial, que garante que somente o pessoal autorizado entre em áreas restritas. O reconhecimento facial também pode tornar mais rápida e fácil a movimentação dos funcionários no parque logístico, ajudando-os a trabalhar de forma mais produtiva e reduzindo o tempo de espera nas entradas e saídas do parque.

2 – Melhores gerenciamento e segurança do local
Além das instalações de controle de acessos com tecnologia de reconhecimento facial para evitar a entrada de visitantes não autorizados nas instalações, os parques logísticos precisam de proteção perimetral mais inteligente para melhorar a segurança.

Isso agora é possível com as câmeras térmicas da Hikvision, que fornecem imagens de vídeo mesmo em ambientes completamente sem luz. Câmeras com radar perimetral e que também podem ser combinadas para detectar quaisquer pessoas ou veículos não autorizados que entrem no local, para acionar alertas automáticos para qualquer movimentação suspeita e para registrar nítidos indícios de vídeo acerca de quaisquer incidentes que ocorram.

Com câmeras inteligentes de alta definição e para baixa luminosidade, os parques logísticos também podem substituir as patrulhas de segurança manuais por patrulhas “remotas”. Nesse cenário, as equipes de segurança verificam as imagens de câmeras de alta definição estrategicamente posicionadas com base em um “agendamento” de patrulha e emitem alertas se for observado algum movimento suspeito.

Para aumentar ainda mais a eficiência, as patrulhas remotas podem ser aprimoradas com tecnologia por Inteligência Artificial, que permite verificações de segurança regulares sem necessidade de revisar manualmente as imagens de vídeo. Nesse caso, somente imagens de vídeo que identificam alguma ameaça potencial à segurança são enviadas para as equipes de segurança do local, reduzindo drasticamente os requisitos e custos de pessoal.

3 – Gestão otimizada de veículos e docas
Com o vídeo inteligente, os operadores do local podem criar um fluxo de trabalho otimizado para gerenciamento de veículos e de cargas, desde a entrada do caminhão e a descarga das mercadorias até a coleta da carga. A Solução Inteligente para Parques Logísticos consegue isso com um painel que exibe o status de cada doca de carga, permitindo que os veículos sejam direcionados de maneira eficiente assim que se registrem no posto de controle de segurança do parque. Com base em indicadores simples em vermelho, amarelo e verde, os veículos podem ser processados com mais eficiência e as filas podem ser reduzidas.

Além de melhorar o fluxo de trabalho de processamento de veículos, os operadores do parque podem melhorar a segurança dos acessos com base na tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Câmeras inteligentes também podem ser utilizadas para monitorar a velocidade dos veículos que entram no parque logístico, para detectar estacionamentos ilegais e para enviar alertas automatizados às equipes de segurança quando as regras são violadas.

4 – Gestão de mercadorias segura e eficiente
Com o vídeo inteligente os parques logísticos podem criar um processo de gerenciamento de mercadorias automatizado, seguro e totalmente rastreável. Isso oferece suporte ao fluxo seguro de mercadorias em um local ou em vários locais e inclui soluções para digitalização, rastreamento e entrega de produtos de modo seguro e preciso.

A Solução Inteligente para Parques Logísticos incorpora toda a infraestrutura necessária para uma gestão eficaz de mercadorias, desde câmeras de monitoramento a leitores e scanners de código inteligentes. Utilizando ferramentas de software incorporadas, os operadores do local podem alocar uma identificação para cada palete ou pacote e rastreá-los até a entrega final, pesquisar e visualizar facilmente imagens de vídeo relacionadas a paletes ou pacotes específicos e gerar relatórios diários de inventário de forma rápida e fácil.

Finalmente, os operadores do parque logístico podem reduzir drasticamente os riscos de incêndio no armazém com o apoio da Hikvision. Isso é obtido pela combinação de câmeras térmicas e detectores de fumaça que alertam as equipes de segurança acerca de possíveis incêndios antes de que ocorra algum dano.

Fonte: Cargo News

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.