02/05/2023

Combinação de transporte em navio, trem e caminhão conecta o Nordeste ao Centro-Oeste

 Combinação de transporte em navio, trem e caminhão conecta o Nordeste ao Centro-Oeste



Os estados da Região Nordeste vêm sendo conectados ao Centro-Oeste – especialmente Mato Grosso – por operações multimodais que envolvem a movimentação de cargas por trens, navios e caminhões. Contêineres carregados com produtos como sal, agroquímicos, vidros, baterias para veículos e outros saem de indústrias no Nordeste e chegam até o terminal de Rondonópolis (MT) após percorrerem trechos curtos pela rodovia, longas distâncias em navios e trajetos médios pela ferrovia, aproveitando da melhor forma a vocação de cada modal.


A movimentação de cargas pela Brado com essa combinação triplicou entre 2021 e 2022, saltando de 180 para 740 contêineres transportados. O resultado demonstra a competitividade da solução do ponto de vista logístico.


“A geografia e a distribuição da população no Brasil favorecem a combinação desses modais. Os navios percorrem o litoral, que tem maior concentração de indústrias, enquanto os trens e caminhões distribuem a carga para o interior”, diz Pedro Takahashi, especialista de Inteligência de Mercado da empresa. “Além de mais econômicas, a ferrovia e a cabotagem são formas mais eficientes, seguras e sustentáveis de movimentar grandes volumes”, completa.


A Brado acompanha a dinâmica do mercado, oferecendo aos clientes soluções exclusivas e adaptadas a cada negócio. “Cada carga tem suas particularidades e desenvolvemos as melhores soluções para atendê-las”, afirma Takahashi.


Cabotagem


A navegação entre os portos brasileiros está crescendo em ritmo acelerado. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram um aumento de 150% de 2012 a 2022, pulando de 7,1 para 18,1 milhões de toneladas transportadas nos mais de 8 mil quilômetros da costa brasileira. Nesse período foram adquiridas 20 embarcações, com um investimento de R$ 3,5 bilhões, conforme a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem.


A operação multimodal


Em geral, essa operação multimodal começa na área portuária, de onde o caminhão sai com o contêiner vazio e vai até a planta do cliente, seja produtor ou indústria. O produto é então carregado e o caminhão volta ao porto para a transferência do contêiner ao navio.  Em outros casos, a carga é levada da planta do cliente em caminhões comuns e o cross docking – transferência da carga para o contêiner ­– é feito na região portuária.


As cargas produzidas nas principais regiões industrializadasindustrializados do Nordeste normalmente são transportadas em contêineres de 40 pés e saem principalmente dos portos de Pecém (CE), Suape (PE) e Salvador (BA). Os navios percorrem a costa brasileira até o Porto de Santos (SP).


De Santos, novamente em caminhões, os contêineres seguem até Cubatão (SP), onde são transferidos para o trem. Percorrem 1.544 quilômetros pela ferrovia e chegam ao terminal da Brado em Rondonópolis (MT). Na última etapa, as cargas são distribuídas por caminhões para as cidades da Região Centro-Oeste.


Logística reversa


No caminho inverso, a operação leva insumos de Mato Grosso para o Nordeste, realimentando o processo de industrialização. “Esse aproveitamento da rota oposta otimiza os ativos e torna a solução mais eficiente”, afirma o gerente comercial Thiago Estevam. Conforme o gerente, a intenção da empresa é ampliar a gama de produtos e atender outros mercados. “Um exemplo é a pluma de algodão, que pode sair das algodoeiras de Mato Grosso para abastecer os estados da Região Nordeste”, afirma Estevam. “Além de mais competitiva, essa operação garante a regularidade da entrega, considerando a constância dos transportes marítimo e ferroviário.”



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.