28/09/2020

CMA CGM inaugura o maior navio do mundo movido a gás natural

 CMA CGM inaugura o maior navio do mundo movido a gás natural


Embarcação é resultado de sete anos de pesquisa e desenvolvimento

A CMA CGM deu início, no dia 23 de setembro, à viagem inaugural do maior navio movido a gás natural liquefeito (GNL) do mundo. Trata-se do Jacques Saadé, com capacidade para 23 mil TEUs, a primeira embarcação de uma série de nove que se juntará à frota da companhia.

O porta-contêineres, que fará a rota França-Pacífico, é mais longo que a Torre Eiffel, com comprimento equivalente a quatro campos de futebol. Ele emite 20% menos dióxido de carbono, 99% menos dióxido de enxofre e 85% menos dióxido de nitrogênio na comparação com navios equivalentes.

Divulgação

As novas embarcações são resultado de sete anos de pesquisa e desenvolvimento de especialistas da CMA CGM, em cooperação com parceiros industriais. Além da motorização a gás natural, elas apresentam outras novidades avançadas, como cockpit com as mais recentes tecnologias digitais incorporadas para auxiliar o comandante e a tripulação, em particular nas manobras portuárias, leme redesenhado e hélice que melhora substancialmente a hidrodinâmica do navio, reduzindo assim o consumo de energia.

De acordo com a própria CMA CGM, o GNL é a solução mais avançada atualmente quando se trata da preservação da qualidade do ar, indo muito além das regulamentações existentes. A tecnologia do motor a gás natural é um dos primeiros passos da companhia para alcançar o objetivo de neutralizar suas emissões de carbono em 2050.

“O Jacques Saadé representa o nosso compromisso com o planeta. Ao mesmo tempo garantindo a segurança de nossa tripulação e preservando a qualidade do ar, fará parte da nossa luta contra o aquecimento global. Isso melhora significativamente a pegada ambiental das mercadorias transportadas. Demos um grande passo em frente e precisamos ir ainda mais longe para construir um transporte que respeite ainda mais o meio ambiente”, comenta Rodolphe Saadé, CEO da CMA CGM.

Fonte: Teconologística

Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.