04/03/2021

Cesar Meireles assume a presidência do Conselho Internacional do Brasil Export

 Cesar Meireles assume a presidência do Conselho Internacional do Brasil Export


Com a missão de realizar, estimular e fomentar ampla e profunda discussão sobre o ecossistema logístico, foi lançado, nesta quarta-feira, dia 03 de março, o Conselho Internacional do Brasil Export, sob a presidência de Cesar Meireles, que segue à frente da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos até o próximo dia 31. A primeira reunião do grupo aconteceu em uma plataforma virtual com a participação de empresários e autoridades ligadas ao setor, não só do Brasil, mas de países como Argentina, Uruguai, Singapura e Portugal, que destacaram a importância da diversidade e da pluralidade para o avanço do mercado.

“Em definitivo, o mundo mudou, está mudando, e irá mudar ainda mais celeremente!  Nessa toada, muda a logística, a qual, jamais poderá ser tratada de forma fragmentada. Portos, aeroportos, retroportos, armazenagem, rodovias, ferrovias, hidrovias, aero e dutovias, isoladamente tratadas, não garantem o desenvolvimento mundial, tampouco estruturam investimentos sólidos e duradouros”, destacou Meireles.

Segundo o executivo, os temas a serem tratados pelo conselho envolvem desde portos e a correspondente integração horizontal e vertical; a multimodalidade em sua mais plena profundidade e extensão; o corredor mundial de integração desde o longo curso integrando-o aos sistemas feeder e cabotagem, vistos por um outro ângulo, mais articulado; a integração aeroviária entre os grandes hubs, ligando-os com o interior; os acessos aos portos; os marcos regulatórios, as mudanças da legislação e a nova concepção de integração à luz do Acordo de Bali, da OMC, de 2013; Os recintos alfandegados, a armazéns gerais, os operadores logísticos, ou hubs/clusters e plataformas logísticas; indo aos innovation hubs; às startups da logística; às logitechs que vêm revolucionando o ecossistema da logística geral.

“Minha sugestão é que venhamos a dar prioridade à América Latina, dado não podermos estar de costas uns para os outro, no que concerne à integração logística. Questões históricas, geográficas, língua, nada pode impedir essa integração! Vamos unir os stakeholders interessados e as autoridades responsáveis. Vamos unir as costas que nos interessam (o Atlântico e o Pacífico)”, disse Meireles

O compromisso determinado pelo Conselho é de realizar uma reunião online por mês, com duração de uma hora, além do desenvolvimento de webinários com temas relevantes para o desenvolvimento da logística geral e interação com outras associações e entidades representativas com objetivos similares. O próximo encontro está marcado para o dia 20 de abril, às 9 horas.

Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.