28/09/2020

Cabotagem vem crescendo no Norte e Nordeste do país

 Cabotagem vem crescendo no Norte e Nordeste do país


Abac avalia crescimento em razão da característica da economia e do próprio modal que se torna mais competitivo a longas distâncias

A navegação de cabotagem vem apresentando bom desempenho nas regiões Norte e Nordeste do país. Alguns dos principais portos da região apresentaram aumento significativo no modal e obtiveram crescimento na movimentação, em parte sustentado pela cabotagem, a exemplo dos portos do Pecém (CE) e Suape (PE). Segundo a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), o crescimento relevante da cabotagem nessas regiões sustenta-se na característica da economia brasileira, bem como do próprio modal que se torna mais competitivo a longas distâncias.

A associação afirmou que com uma base industrial forte nas regiões Sul e Sudeste e um mercado consumidor em expansão no Norte e Nordeste, que vem ganhando poder de compra ao longo dos anos, o transporte de cargas essas as regiões tem se intensificado. Aliado a isso, a navegação é mais competitiva em distâncias mais longas, o que propicia ainda mais o crescimento da cabotagem em ambas as regiões.

O Porto de Suape já é considerado líder no país em navegação de cabotagem, de acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O diretor-presidente do Complexo Portuário de Suape, Leonardo Monteiro Cerquinho, o acumulado movimentado por cabotagem cresceu 13% no primeiro semestre deste ano. Ao todo o modal movimentou 7.965.066 toneladas nos seis primeiros meses de 2020, representando 64% do tipo de navegação, seguido por importação (21%) e exportação (15%).

Dentro do Plano de Negócios dos Porto de Suape estão previstas ações de mais serviços marítimos, tais como o novo serviço de cabotagem lançado recentemente pela Mercosul Line. Além disso, está no planejamento do porto ações de médio prazo para atração de cargas, que contemplam melhoria na infraestrutura portuária com intervenções que visam o recebimento de navios de contêiner com maior capacidade.

O Porto de Suape tem se posicionado de forma estratégica perante os demais terminais portuários do Nordeste. Nesse contexto, segundo Cerquinho, a cabotagem vem ganhado espaço frente ao modal rodoviário de forma consistente nos últimos, o que foi acelerado com a greve dos caminhoneiros e a instituição da tabela de frete mínimo. “Como maior porto de cabotagem do país, Suape aposta no modal marítimo para continuar se desenvolvendo e exercer a sua vocação de hub da região Nordeste”, disse.

O APM Terminals, principal operador portuário do Porto do Pecém apresentou crescimentos tanto na importação quanto na exportação no primeiro semestre do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa o aumento na balança comercial do Pecém foi sustentado, especialmente, pelo crescimento dos serviços de cabotagem.

A diretora de Gestão Comercial e Desenvolvimento da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Ana Paula Calhau, disse que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe um incremento e maior procura pela carga portuária aquaviária. Ele afirmou que a perspectiva de crescimento ainda maior da cabotagem está sendo esperada com a aprovação do Projeto de Lei (nº 4199/2020), BR do Mar.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.