A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, venceu o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024, do Instituto Besc de Humanidades e Economia, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto. O prêmio foi entregue no dia 29 de outubro, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo-SP, durante o Xlll Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes.
A empresa foi selecionada por votação pública no site do Instituto, que criou o troféu como reconhecimento a companhias e profissionais que desenvolvem estudos, produtos e serviços para a melhoria de práticas no transporte de cargas e passageiros. Para Marcos Azevedo, Head de Sustentabilidade da Bravo Serviços Logísticos, “é muito gratificante poder participar e receber essa premiação. A Bravo tem ciência de seu papel frente aos desafios socioambientais e, por isso, possui o compromisso de buscar soluções sustentáveis e de baixo carbono, que visam minimizar os impactos de suas operações e gerar efeito positivo na comunidade”.
Práticas sustentáveis
Desde 2017, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU, assinando anualmente o compromisso de apoio aos dez Princípios que o compõe. Além disso, é avaliada pela Ecovadis, plataforma colaborativa que permite o monitoramento do desempenho em sustentabilidade sobre a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Programas de baixo carbono, energia sustentável, gestão hídrica, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e a produção anual do Relatório de Sustentabilidade (GRI) também fazem parte da agenda ESG da Bravo.
A empresa ainda conta com uma estratégia de combate às mudanças climáticas baseada em três pilares: malha logística para estar mais próxima dos clientes, multimodalidade com foco em ferrovia e eficiência, e transição energética. “No aspecto de matriz energética, a curto prazo, investimos na eficiência do diesel, treinamentos em direção econômica com ‘master drivers’, programas de manutenção preventiva e renovação de frota para veículos mais econômicos. Além disso, focamos na cadeia do biometano, a partir da experiência de três anos operando com GNV. Investimos no aumento de frotas de veículos a gás, para em breve termos a nossa própria estação de abastecimento de biometano. A médio e a longo prazos, estamos avaliando outras tecnologias, como biodiesel B100, eletricidade, HVO e hidrogênio.