12/11/2024

Bravo Serviços Logísticos lança Relatório de Sustentabilidade 2023

 Bravo Serviços Logísticos lança Relatório de Sustentabilidade 2023



A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, seguindo as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). A edição tem como objetivo mostrar o quanto a empresa evoluiu durante o ano, reforçando que os compromissos assumidos continuam fazendo cada vez mais parte do dia a dia do negócio e trazendo as oportunidades encontradas e desafios enfrentados ao longo desta jornada ESG. 


“O resultado positivo que obtivemos em 2023 se baseou em nossa dedicação às necessidades dos clientes, à adoção de práticas e soluções tecnológicas mais ágeis e eficientes, e a nossa capacidade de atuar nas principais regiões do agronegócio brasileiro – sempre de forma sustentável”, diz Marcos Azevedo, Head de Sustentabilidade da Bravo Serviços Logísticos.


Desde 2017, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU, assinando anualmente o compromisso de apoio aos dez Princípios que o compõe. Além disso, é avaliada pela Ecovadis, plataforma colaborativa que permite o monitoramento do desempenho em sustentabilidade sobre a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Programas de baixo carbono, energia sustentável, gestão hídrica, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e a produção anual do Relatório de Sustentabilidade (GRI) também fazem parte da agenda ESG da Bravo.


Sustentabilidade – Jornada de descarbonização


Em 2023, os testes realizados pela empresa com caminhões movidos a biometano revelaram-se positivos, motivando a Bravo a desenvolver um projeto – que ainda será lançado – voltado a essa solução. Também foram adquiridos 17 veículos movidos a gás, totalizando a frota com 23 caminhões.


Um outro destaque é que as operações de São Roque-SP e Aparecida de Goiânia-GO já operam com equipamentos 100% de bateria de lítio – o resultado foi a redução de CO2 e do risco de incidência de acidentes. A Bravo também conquistou o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol para seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 2023. O Selo Prata PBGHG certifica os inventários completos divulgados no Registro Público de Emissões e, por isso, é um reconhecimento que reforça a trajetória da companhia com a transparência e com a evolução da estratégia climática do setor e do país.


Além disso, deu sequência à parceria com o projeto Turma da Árvore, que refloresta e recupera áreas desmatadas com o objetivo de compensar emissões de gases do efeito estufa. Em setembro de 2023, a empresa iniciou o plantio de 50 mil mudas da espécie Pinus taeda.


Governança Corporativa


Em termos de governança corporativa, a companhia passou a contar com os serviços de auditoria da KPMG e criou a posição de chief financial officer (CFO) para assumir a Diretoria Financeira-Administrativa – que também cuida de outras áreas estratégicas para a Bravo, como suprimentos, controladoria, tecnologia e o departamento pessoal.


A empresa também definiu melhor os papéis das diretorias Comercial e Operacional, e reforçou sua estratégia de transformar a Bravo de uma empresa B2B para B2BC. E, com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), colocou em andamento o processo de implementação do Conselho de Administração, que deverá passar a atuar em 2025, inicialmente em caráter consultivo.


Confira o relatório: https://bravolog.com.br/sustentabilidade/.



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.