12/11/2024

Bravo Serviços Logísticos lança Relatório de Sustentabilidade 2023

 Bravo Serviços Logísticos lança Relatório de Sustentabilidade 2023



A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, seguindo as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). A edição tem como objetivo mostrar o quanto a empresa evoluiu durante o ano, reforçando que os compromissos assumidos continuam fazendo cada vez mais parte do dia a dia do negócio e trazendo as oportunidades encontradas e desafios enfrentados ao longo desta jornada ESG. 


“O resultado positivo que obtivemos em 2023 se baseou em nossa dedicação às necessidades dos clientes, à adoção de práticas e soluções tecnológicas mais ágeis e eficientes, e a nossa capacidade de atuar nas principais regiões do agronegócio brasileiro – sempre de forma sustentável”, diz Marcos Azevedo, Head de Sustentabilidade da Bravo Serviços Logísticos.


Desde 2017, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU, assinando anualmente o compromisso de apoio aos dez Princípios que o compõe. Além disso, é avaliada pela Ecovadis, plataforma colaborativa que permite o monitoramento do desempenho em sustentabilidade sobre a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Programas de baixo carbono, energia sustentável, gestão hídrica, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e a produção anual do Relatório de Sustentabilidade (GRI) também fazem parte da agenda ESG da Bravo.


Sustentabilidade – Jornada de descarbonização


Em 2023, os testes realizados pela empresa com caminhões movidos a biometano revelaram-se positivos, motivando a Bravo a desenvolver um projeto – que ainda será lançado – voltado a essa solução. Também foram adquiridos 17 veículos movidos a gás, totalizando a frota com 23 caminhões.


Um outro destaque é que as operações de São Roque-SP e Aparecida de Goiânia-GO já operam com equipamentos 100% de bateria de lítio – o resultado foi a redução de CO2 e do risco de incidência de acidentes. A Bravo também conquistou o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol para seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 2023. O Selo Prata PBGHG certifica os inventários completos divulgados no Registro Público de Emissões e, por isso, é um reconhecimento que reforça a trajetória da companhia com a transparência e com a evolução da estratégia climática do setor e do país.


Além disso, deu sequência à parceria com o projeto Turma da Árvore, que refloresta e recupera áreas desmatadas com o objetivo de compensar emissões de gases do efeito estufa. Em setembro de 2023, a empresa iniciou o plantio de 50 mil mudas da espécie Pinus taeda.


Governança Corporativa


Em termos de governança corporativa, a companhia passou a contar com os serviços de auditoria da KPMG e criou a posição de chief financial officer (CFO) para assumir a Diretoria Financeira-Administrativa – que também cuida de outras áreas estratégicas para a Bravo, como suprimentos, controladoria, tecnologia e o departamento pessoal.


A empresa também definiu melhor os papéis das diretorias Comercial e Operacional, e reforçou sua estratégia de transformar a Bravo de uma empresa B2B para B2BC. E, com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), colocou em andamento o processo de implementação do Conselho de Administração, que deverá passar a atuar em 2025, inicialmente em caráter consultivo.


Confira o relatório: https://bravolog.com.br/sustentabilidade/.



Notícias Relacionadas
 Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

25/11/2025

Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

O governo do Estado, por meio de uma comissão institucional designada pela Casa Civil, participou ao longo da última semana de agendas estratégicas em Moscou, capital da Rússia, após con (...)

Leia mais
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.