A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2022, seguindo as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). No relatório são apresentadas ao mercado como a sua gestão evoluiu em 2022 e de que forma a empresa tem percorrido sua jornada ESG, integrando aspectos ambientais, sociais e de governança a sua estratégia de negócios.
O documento ainda reforça as oportunidades e desafios que a empresa encontrou ao longo do ano, como o amadurecimento de seu modelo de governança corporativa; os avanços que registrou na implantação de critérios ESG em suas atividades; e o aprimoramento contínuo da qualidade de seus serviços. “Essa evolução permitiu à empresa manter em 2022 sua trajetória de crescimento e possibilita a adoção de mais avanços – sempre de forma sustentável e focada nas necessidades dos clientes –, que são a razão de ser da Bravo”, afirma Marcos Azevedo, Head de Sustentabilidade da Bravo Serviços Logísticos.
Sustentabilidade
Desde 2017, a Bravo é signatária do Pacto Global da ONU, assinando anualmente o compromisso de apoio aos dez Princípios que o compõe. Além disso, é avaliada pela Ecovadis, plataforma colaborativa que permite o monitoramento do desempenho em sustentabilidade, sobre a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Por meio da plataforma, monitora o desempenho e as ações de melhoria da cadeia de seus fornecedores.
A empresa ainda realiza o Programa Baixo Carbono, que tem como compromisso reduzir significativamente a emissão de CO2 na distribuição até 2028 (ano-base 2022); a Turma da Árvore, que refloresta e recupera áreas desmatadas com o objetivo de compensar emissões de gases do efeito estufa, plantou 60 mil árvores - 20% a mais em relação a 2021; a incorporação de caminhões movidos a gás natural à frota; e outros projetos de energia sustentável, gestão hídrica, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e a produção anual do Relatório de Sustentabilidade (GRI).
Governança Corporativa
A companhia iniciou a estruturação de seu arcabouço de governança corporativa em 2021, com a finalidade de adotar as melhores práticas – baseadas em transparência na disponibilização de informações às diversas partes interessadas; tratamento justo e isonômico a todos; prestação de contas; e responsabilidade corporativa.
Outro passo importante realizado no ano será a definição da implantação, em 2023, do Conselho Consultivo, o qual terá dois conselheiros externos. A previsão é que, a partir de 2024, o Conselho Consultivo se torne um Conselho Deliberativo. Para garantir maior autonomia nas decisões, foram criadas ao longo deste ano as diretorias Comercial, Financeira e a de Operações, além dos comitês Fiscal e de Gente.
Confira o relatório na íntegra: https://bravolog.com.br/sustentabilidade/
Fonte: Bravo