A Brado anunciou a inauguração da operação comercial em sua nova rota do Corredor Central, estabelecendo uma conexão crucial por ferrovia entre Anápolis (GO) e o Porto de Santos (SP). A projeção da empresa é que a operação alcance 10% da movimentação total até 2024.
De acordo com Daniel Salcedo, diretor Comercial da Brado, a região do Centro-Oeste atualmente representa quase 60% dos resultados da empresa. As soluções multimodais na região integram o corredor Norte, conectando Rondonópolis (MT) a Sumaré (SP) por trilhos para as movimentações no mercado interno, além de ligar ao Porto de Santos para operações de exportação e importação.
A nova operação a partir de Anápolis tem o potencial de ampliar significativamente o mercado, atendendo regiões que anteriormente não tinham essa alternativa de transporte, de acordo com a Brado. "Nossa expectativa é crescer substancialmente no mercado de bens de consumo. Temos um mercado reefer muito forte nesta região, além do desafio de atender as demandas do setor de mineração no Norte de Goiás e Sul do Tocantins", afirmou Salcedo.
Matheus Pereira, diretor da Pátria Agronegócios, destaca que nos últimos 20 anos, o PIB brasileiro cresceu quase cinco vezes, enquanto o PIB de Goiás cresceu mais de seis vezes e o de Tocantins, neste ano de 2023, cresceu quase dez vezes. "O Brasil é literalmente uma locomotiva que não para. Às vezes desacelera, só que Goiás e Tocantins estão com o pé no acelerador", afirmou o executivo em sua análise.
Fonte: Tecnologística