25/02/2021

BNDES lança linha de crédito para financiamento de armazéns para cerealistas

 BNDES lança linha de crédito para financiamento de armazéns para cerealistas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou a criação de uma linha de financiamento para a construção de armazéns e a ampliação da capacidade de armazenagem para as empresas cerealistas. As contratações estarão disponíveis a partir desta sexta-feira nos bancos credenciados.

Parte da linha BNDES Crédito Cerealistas será operada com taxa de juros de até 6% ao ano e equalizada pelo Tesouro Nacional. O orçamento, já aprovado no Plano Safra, é de R$ 20 milhões para a subvenção. O limite de contratação é de R$ 200 milhões, e o prazo para pagamento é de 13 anos, contados três de carência. As empresas cerealistas também poderão contratar empréstimos com taxa pós-fixada, a partir de recursos livres do BNDES, sem limite estipulado para o financiamento.

A medida é fruto de um longo debate entre setor, parlamentares, governo e bancos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) já havia autorizado a criação da linha em novembro de 2019.

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) afirmou que o recurso será importante para tentar diminuir o déficit de armazenagem no país, estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 70 milhões de toneladas. “Esse valor tende a só crescer na medida em que o Brasil vem batendo sucessivos recordes na produção de grãos. Temos que investir muito em armazenagem e melhorar nossa logística de estocagem”, destacou o parlamentar, em nota.

O programa prevê o financiamento de obras civis, máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e expansão das estruturas já existentes. O maquinário deverá ser novo e fabricado no Brasil.

O diretor-executivo da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Roberto Queiroga, disse que os recursos que serão disponibilizados ao setor na linha recém-criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão atender pouquíssimas plantas de armazenagem.

Segundo ele, a medida não será suficiente para resolver o problema crônico de déficit de estocagem que o país enfrenta, mas significa um gesto importante do governo, apesar da demora para oficializar o financiamento.

"Os recursos atendem pouquíssimas plantas de armazenagem. Está longe de resolver a questão do déficit de armazenagem crônico que temos, mas acende uma luz para o setor cerealista convidando os empresários para poder investir na armazenagem", afirmou ao Valor. "Temos muitos projetos que estão na gaveta esperando essa oportunidade para a gente começar operacionalizar a linha. Acreditamos que os recursos vão se esgotar rapidamente pelos custos de uma planta de armazenagem".

Queiroga afirmou ainda que a linha com juros livres pode ser uma "alternativa interessante para o setor", mas que ainda é preciso analisar a normatização junto aos bancos. "Estamos esperando isso há mais de oito meses. Foi um gesto importante do Ministério da Agricultura a inclusão da linha no Plano Safra, mas demorou bastante. Gostaríamos de ver os recursos disponibilizados", disse.

Notícias Relacionadas
 JSL abre inscrições para programa de trainee com vagas em oito estados

28/10/2025

JSL abre inscrições para programa de trainee com vagas em oito estados

A JSL, uma das maiores empresas de serviços logísticos do país, abriu as inscrições para o Programa de Trainee 2026, que oferece vagas em oito estados — São Paulo, Minas Gerais, Rio de J (...)

Leia mais
 ‘Sucesso é equilíbrio’: como diretora de RH lidera a transformação humana da Wilson Sons

27/10/2025

‘Sucesso é equilíbrio’: como diretora de RH lidera a transformação humana da Wilson Sons

Uma empresa com 185 anos de história carrega muitas memórias e, às vezes, até tatuagens. Recentemente, um colaborador da Wilson Sons, prestes a se aposentar após mais de quatro décadas d (...)

Leia mais
 ID Logistics inaugura Campus de Inovação em Mairinque (SP)

27/10/2025

ID Logistics inaugura Campus de Inovação em Mairinque (SP)

O Grupo ID Logistics, operador multinacional de contratos logísticos, anunciou a inauguração de um novo Campus de Inovação no Brasil, em Mairinque (SP). A filial brasileira expande a est (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.