07/05/2025

DHL assume gestão de transportes da Alpargatas em Campina Grande

 DHL assume gestão de transportes da Alpargatas em Campina Grande



A DHL assumiu o planejamento, supervisão e gestão de fornecedores logísticos do centro de distribuição da Alpargatas em Campina Grande (PB), formato que no mercado logístico é conhecido como LLP (Lead Logistics Partner). Segundo a companhia, o objetivo é dar mais eficiência e confiabilidade às entregas realizadas a diversos varejistas em todo o país.


As entregas em território nacional passaram a contar com monitoramento integral da torre de controle da DHL, localizada na Grande São Paulo. A operadora é responsável também pelo agendamento das entregas – atendendo às especificidades de cada varejista –, a gestão das transportadoras e o acompanhamento dos indicadores de eficiência.


De acordo com o vice-presidente de Operações de E-commerce, que recentemente também assumiu a posição de Head Latam de LLP - Supply Chain Orchestration, Fábio Miquelin, no projeto foram aportamos três práticas importantes.


“Implementamos um mecanismo mais robusto de confirmação de entrega (POD), item fundamental para o correto faturamento no setor. Como já tínhamos relacionamento com muitos dos varejistas que receberão os calçados da Alpargatas, estamos utilizando essa experiência para deixar procedimentos pré-desenhados, agilizando os tramites. Por fim, trouxemos uma forte cultura de desenvolvimento contínuo, utilizando os dados gerados pelo monitoramento para realização de aprimoramentos”, afirmou.


Para o diretor de Operações Logísticas da Alpargatas, Jayvison Amorim, a estrutura montada trouxe mudanças operacionais. “Desde o início da nossa parceria, já pudemos ver melhorias em todo o processo de logística, que ficou ainda mais assertivo, alavancando nossa eficiência operacional. Estamos também aproveitando melhor nossos recursos, otimizando o atendimento aos nossos clientes e acompanhando-as de ponta a ponta. Com as informações centralizadas, automação dos processos e integração dos sistemas, temos visibilidade em tempo real e conseguimos antecipar qualquer imprevisto”, ressaltou.


AUTOMAÇÃO E GESTÃO DE TRANSPORTES
Na área de tecnologia, além da visibilidade online de ponta a ponta via plataforma MySupplyChain, a DHL desenvolveu bots de RPA para automatizar o processo de emissão de notas fiscais junto a alguns grandes varejistas, economizando tempo e evitando erros.


Em Transportes, foi realizada uma consolidação dos fornecedores nesta área, passando de 15 para 6 transportadoras mais alinhadas aos requerimentos do novo desenho logístico. A DHL realiza então a gestão dessas transportadoras, incluindo a administração de ocorrências (quando há alguma inconformidade, como atrasos) e a auditoria de fretes.


“Na área de distribuição, implementamos outro aprimoramento muito importante: padronizamos os indicadores de qualidade e acompanhamento das entregas, permitindo assim uma gestão unificada e comparativa dos desempenhos. Em resumo, o planejamento logístico que implementamos visa combinar eficiência nas operações, com agilidade e qualidade nas entregas. Com a tecnologia sendo a base para um maior controle e gestão mais ativa”, destacou Miquelin.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais
 Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

14/07/2025

Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) entrou na Justiça contra uma regra federal que favorece os Correios nas contratações públicas. A ação, protocolada no fim de junho (...)

Leia mais
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.